Binance revela segredo por trás do sucesso dos futuros de criptomoedas
Em entrevista ao Cointelegraph, o vice-presidente de futuros da Binance explica como a empresa conseguiu se tornar uma das principais plataformas de negociação de futuros de criptomoeda.
Aaron Gong, vice-presidente de futuros da principal exchange de criptomoedas, Binance, explicou ao Cointelegraph como a empresa conseguiu se tornar uma das principais plataformas de negociação de futuros de criptomoedas.
Como o Cointelegraph informou no início desta semana, a Binance recentemente ultrapassou a BitMEX e se tornou a segunda maior plataforma em termos de volume de negociação de futuros de Bitcoin (BTC). Quando perguntado se ele está surpreso com esse sucesso, Gong disse que a empresa criou o produto com o plano de se tornar a principal plataforma de negociação de futuros de Bitcoin:
“Sabíamos que estaríamos lá em breve e chegamos em pouco mais de seis meses”.
As razões do sucesso dos futuros da Binance
De acordo com Gong, as três principais razões por trás do sucesso dos produtos futuros da Binance são as baixas taxas, novos recursos e uma grande quantidade de pares de altcoin. Ele disse que muitas exchanges oferecem taxas negativas aos criadores:
“Muitas outras bolsas oferecem taxas negativas para os clientes, onde a maioria dos pedidos são apenas criadores de mercado computadorizados competindo pela melhor oferta e solicitam com interesse extremamente limitado dos compradores durante períodos de baixa volatilidade”.
Gong também disse que a inovação também impulsiona os volumes de negociação no que diz respeito aos futuros da Binance. Ele alegou que a exchange teve algumas estreias no que diz respeito ao mercado de futuros de criptomoeda:
“Somos a primeira grande exchange de criptomoedas a lançar alavancagem máxima de 125X para contratos de BTC e a primeira desse tipo a lançar garantias cruzadas e mecanismo de liquidação inteligente. Esses recursos ganharam enorme popularidade entre nossos usuários.”
A terceira razão para o sucesso dos contratos futuros da Binance, explicou Gong, é o número de contratos de altcoins. Ele disse que a empresa lançou 24 contratos futuros na plataforma, acrescentando:
“Atualmente, a Binance Futures possui metade dos 10 principais contratos de altcoin com maior liquidez, muitos dos quais também são os pares mais negociados entre todas as exchanges de futuros.”
A chave da Binance para o sucesso
A estratégia de Gong para impulsionar o volume de contratos futuros na Binance é continuar trazendo mais funcionalidades e produtos para o setor. Ele disse que acredita que a Binance superou seus concorrentes, já que outras plataformas de negociação de criptomoedas sofreram problemas como sobrecargas, gerenciamento de risco deficiente e projetos de produtos contra-intuitivos. Ele explicou que o design da Binance foi impulsionado em grande parte pelas reclamações dos usuários sobre outras plataformas:
“Nosso objetivo específico era resolver esses problemas e melhorar a experiência dos usuários. Dessa forma, fizemos grandes esforços para criar um mecanismo de correspondência líder do setor, capaz de processar mais de 100.000 pedidos por segundo. […] Embora houvesse problemas de sobrecargas, interrupções, falhas e até reversões do sistema em outros lugares, provamos repetidamente que somos um local seguro, confiável, barato e líquido para a cobertura.”
Vale notar que a plataforma de negociação da Binance teve vários problemas em fevereiro. Em 19 de fevereiro, a exchange interrompeu as negociações para resolver um problema técnico inesperado com sua infraestrutura.
Como ilustrou a análise do Cointelegraph de 25 de fevereiro, esse incidente ocorreu após uma semana em que a plataforma frequentemente não respondia à entrada de novos traders, pois ela não conseguia gerenciar um grande aumento no volume de usuários.
No início de março, a Binance interrompeu as negociações novamente para corrigir um mau funcionamento. O cofundador e CEO da exchange, Changpeng Zhao, supostamente bloqueou Jay Hao – o CEO da exchange concorrente OKEx – no Twitter, depois que ele se ofereceu publicamente para ajudar a consertar a infraestrutura.
No entanto, Gong disse que o mau funcionamento não afetou a infraestrutura de negociação de futuros da Binance e que os negociadores de futuros não foram afetados:
“Nosso sistema de futuros vem apresentando bom desempenho durante o período mais volátil desde o lançamento. O mercado futuro está operando em um mecanismo de correspondência separado.”