Prova de reservas da Binance é ‘inútil sem passivos’, diz CEO da Kraken

De acordo com Jesse Powell, uma auditoria completa de comprovação de reservas deve incluir a soma dos passivos dos clientes, prova criptográfica verificável pelos usuários de que cada conta foi incluída no montante total e assinaturas que comprovem o controle do custodiante sobre as referidas carteiras.

*O artigo foi atualizado para incluir a resposta do CEO da Binance, Changpeng Zhao, às preocupações levantadas pelo CEO da Kraken, Jesse Powell.

O colapso da exchange de criptomoedas FTX revelou a importância da comprovação de reservas para evitar situações de desvio de fundos dos usuários. Embora as exchanges tenham começado a compartilhar proativamente os endereços de suas carteiras para provar que possuem valores equivalentes aos fundos dos usuários, vários empresários, incluindo o CEO e cofundador da Kraken, Jesse Powell, chamaram a prática de “inútil”, já que as exchanges não estão incluindo passivos em suas provas de reservas.

De acordo com Powell, uma auditoria completa de comprovação de reservas deve incluir a soma dos passivos dos clientes, prova criptográfica verificável pelo usuário de que cada conta foi incluída no montante total e assinaturas que comprovem o controle do custodiante sobre as referidas carteiras. Enquanto a prova de reservas da Kraken permita a verificação dos ativos em relação aos passivos da empresa, Powell continua a cobrar de outras empresas a inclusão de contas com saldos negativos.

Sinto muito, mas não. Isso não é PoR. Isso é ignorância ou ma fé intencional.

A árvore de merkle é apenas uma besteira se não houver um auditor para garantir que você não inclua contas com saldos negativos. A declaração de ativos é inútil sem passivos.

— Jesse Powell (@jespow)

Powell advertiu o CoinMarketCap no passado por compartilhar provas de reservas incompletas, pois faltavam “provas criptográficas de saldos de clientes e de controles de carteira”. Ele reiterou que as reservas não são apenas a lista de carteiras, mas a relação de ativos menos passivos.

O sistema de comprovação de reservas lançado recentemente pela Binance permite que os usuários verifiquem seus ativos usando uma árvore Merkle. No entanto, Powell compartilhou seu descontentamento porque o sistema não incluiu contas com saldos negativos, afirmando que:

“O objetivo disso é entender se uma exchange tem mais criptomoedas sob sua custódia do que deve aos clientes. Colocar um hash em um ID é inútil sem todo o resto.”

Além disso, ele pediu à mídia e aos jornalistas que se abstivessem de “exagerar e enganar os consumidores”. Em vez disso, ele recomendou que eles dedicassem mais tempo para entender o motivo por trás da prova de reservas.

Por outro lado, poucos membros da comunidade refutaram a afirmação de Powell de que é necessária uma auditoria confiável. Em resposta à acusação, o CEO da Binance, Changpeng ‘CZ’ Zhao, refutou-a revelando que futuramente a Binance vai contratar auditores terceirizados para verificar os resultados da prova de reservas da exchange.

A resposta de CZ às preocupações levantadas pelo CEO da Kraken recebeu apoio positivo da comunidade. No entanto, alguns membros chamaram de hipocrisia o fato de que CZ desativou os comentários públicos na postagem que dizia ser bem-vindas “perguntas e verificações”.

Em 19 de novembro, CZ confirmou ter começado a trabalhar na construção de uma exchange centralizada segura (CEX), a partir de uma ideia apresentada pelo cofundador da Ethereum, Vitalik Buterin.

Nesse caso, o melhor cenário seria construir um sistema que não permitisse que as exchanges de criptomoedas movimentassem os fundos dos clientes sem consentimento expresso.

LEIA MAIS

Você pode gostar...