Binance P2P remove bancos russos sancionados da lista de pagamentos

A exchange de criptomoedas removeu suas palavras-código “amarelas” e “verdes” de sua lista de métodos de pagamento, que anteriormente se referiam a bancos russos sancionados.

A exchange de criptomoedas Binance removeu as opções de pagamento “amarelas” e “verdes” de seu serviço peer-to-peer (P2P) depois de ser criticada por usar essas palavras-código para representar bancos russos sancionados, confirmou o Cointelegraph em 25 de agosto.

Pesquisas de métodos de pagamento por palavras de código com temas de cores não resultam em resultados. Fonte: Binance

Em 22 de agosto, o Wall Street Journal informou que a Binance estava listando bancos russos sancionados, como Tinkoff e Rosbank, como métodos de transferência. Isso levou a críticas de que a Binance pode estar violando sanções ao endossar esses bancos como métodos de pagamento.

Em 24 de agosto, vários meios de comunicação russos começaram a reportar que a Binance havia eliminado esses bancos de sua lista de métodos de pagamento. No entanto, estes bancos reapareceram como palavras de código “amarelo” e “verde”, com “amarelo” representando o banco sancionado Tinkoff e “verde” representando o banco sancionado Rosbank.

Em 25 de agosto, o Wall Street Journal informou que os bancos sancionados foram retirados da lista. O relatório citou um porta-voz da Binance indicando que os bancos foram removidos depois que a exchange soube que os correntistas estavam usando o serviço para contornar sanções.

“Atualizamos regularmente nossos sistemas para garantir a conformidade com os padrões regulatórios locais e globais”, disse o porta-voz. “Quando as lacunas nos são apontadas, procuramos abordá-las e remediá-las o mais rápido possível.”

No mesmo dia, o Cointelegraph confirmou que os métodos de pagamento “amarelo” e “verde” foram removidos. Dezesseis métodos de pagamento ainda estão disponíveis para conversões de rublo russo em criptomoedas, incluindo Raiffeisenbank, Russian Standard Bank, Payeer, AdvCash e outros. Mas Tinkoff e Rosbank já não estão na lista, nem as suas palavras-código equivalentes.

Relacionado: Rússia iniciará testes de CBDC com 13 bancos

Apesar de sua remoção oficial, o Cointelegraph descobriu que os usuários do Binance P2P ainda estão anunciando vendas com “o banco verde” como método de pagamento. Esses usuários listam outros métodos de pagamento, como Russian Standard Bank ou Ak Bars Bank, no campo “método de pagamento”, mas depois declaram explicitamente nos “termos do anunciante” que só aceitarão transferências usando “o banco verde”.

Usuário postando uma venda Binance P2P exigindo pagamentos para “apenas banco verde”. Fonte: Binance

Dessa forma, os usuários puderam continuar usando o Binance P2P para vender criptomoedas por meio de métodos de pagamento sancionados.

Os mercados que permitem a venda e compra de criptomoedas  peer-to-peer têm sido controversos desde o seu início. Os defensores argumentam que estes mercados são necessários para evitar a censura governamental aos pagamentos, enquanto os detratores dizem que são usados ​​por criminosos para movimentar fundos ilícitos.

Antes de 2023, um dos mercados peer-to-peer mais populares era o LocalBitcoins. No entanto, ele foi encerrado  no início deste ano e alguns usuários migraram para o Binance P2P em resposta. 

O cofundador da Paxful, Ray Youssef, argumentou em 25 de agosto que os mercados P2P ainda são muito centralizados e vulneráveis ​​ao fechamento por parte dos governos. Ele está trabalhando em um novo mercado chamado “Kit Civ” que,  segundo ele, será muito mais difícil de ser fechado pelos governos.

LEIA MAIS:

Você pode gostar...