Binance rebate acusação de usuário que acusa a exchange de ter roubado suas criptomoedas
A Binance rejeitou as alegações de apropriação indébita de fundos de um usuário e forneceu capturas de tela para mostrar que agiu a pedido das autoridades sul-coreanas.
A Binance reagiu às alegações de que “desviou” centenas de milhares de dólares em fundos que foram congelados da conta de um usuário em novembro de 2018.
Em um longo comunicado, a exchange informou que os fundos foram congelados a pedido das agências sul-coreanas, porque o titular da conta teria recebido 3.995 Ethereum (ETH) por meio de um esquema de criptomoedas. A Binance forneceu capturas de tela com as solicitações das autoridades coreanas para apoiar suas reivindicações.
O usuário alegou anteriormente que as autoridades policiais sul-coreanas não tinham queixas contra ele. A Forkcast informou que o valor de US$ 251.194 em criptomoeda apreendida não estava totalmente relacionado aos fundos vinculados ao suposto golpe.
“Eu tenho todos os motivos para acreditar que a Binance desviou meu dinheiro para si. A comunicação com eles continua a partir de 21 de novembro de 2018. Já faz 18 meses”, disse o usuário à publicação.
O usuário alegou estar em contato com outros usuários da Binance que acreditam que a exchange congelou indevidamente seus fundos e eles estavam preparando uma ação coletiva.
Binance agiu a pedido da polícia
Em seu comunicado, a Binance disse que um relatório da polícia revelou que uma pessoa não identificada obteve acesso não autorizado à conta de email de um projeto de criptomoeda coreano e que o projeto estava em negociações para listar seu tokens em exchanges:
“Uma pessoa não identificada enviou e-mails se passando por ‘representante da Binance’, prometendo ajudar a listar a criptomoeda da vítima na Binance e em outras exhanges, por uma taxa. Como um depósito de segurança da vítima, o suspeito recebeu uma remessa em criptomoeda (ETH) de aproximadamente 10 bilhões de KRW.”
Uma autoridade policial coreana entrou em contato com a Binance para dizer que sua investigação determinou que um usuário na exchange foi identificado como recebendo a maioria dos fundos roubados. As autoridades solicitaram que os fundos fossem transferidos de volta para a vítima em 18 de janeiro de 2019.
“Depois de executar internamente todas as etapas necessárias de due diligence, a Binance atendeu à solicitação da polícia coreana e concluiu o retorno de fundos”, disse Binance.
A Binance disse que informou o usuário da solicitação da polícia coreana de repatriar os fundos e forneceu informações de contato para as agências relevantes.
Usuário não está feliz
A Binance declara que o usuário apresentou uma queixa a uma agência policial ucraniana, que entrou em contato com eles em abril de 2019. A Binance disse que conseguiu satisfazer a agência e que agiu adequadamente.
O usuário alegou que a polícia sul-coreana refutou a versão da história da exchange e forneceu documentos traduzidos não verificados supostamente detalhando sua interação com as autoridades coreanas para a Forkcast.
Captura de tela das interações da Binance com as autoridades coreanas
Leia mais: