Binance é acusada de manipulação contra a naira nigeriana
A Nigéria pretende bloquear a Binance, acusando a exchange de prejudicar a moeda local por meio de transações criminosas. A mudança ocorre depois que o banco central do país introduziu uma nova taxa de câmbio para incentivar o investimento estrangeiro.
A Nigéria está considerando bloquear a Binance e outras exchanges de criptomoedas por suposta manipulação no mercado de câmbio.
Nigéria contra a Binance
A presidência nigeriana e os reguladores acusam a Binance de permitir que especuladores e lavadores de dinheiro cometam crimes. O governo afirma que os criminosos também usam a plataforma para práticas de ransomware. Estes crimes, de acordo com o governo, estão enfraquecendo a naira.
As alegações seguem um apelo da Associação de Operadores de Câmbio para que o governo proíba a Binance. A Comissão de Valores Mobiliários da Nigéria censurou posteriormente a exchange em setembro de 2023. Num aviso de isenção de responsabilidade, a autarquia disse que as operações da plataforma na Nigéria eram ilegais.
A proibição, no entanto, não desencorajou a adoção cripto local. A Triple-A diz que cerca de US$ 13 milhões dos US$ 224 milhões de cidadãos nigerianos possuem criptomoedas. Esses ativos fornecem inclusão financeira e proteção contra a inflação do país.
Leia mais: As 10 criptomoedas para investir em janeiro de 2024
Como a política fiscal enfraqueceu a naira
A política monetária do Banco Central da Nigéria complicou as avaliações da Naira. Um número limitado de dólares americanos nas suas reservas criou mercados cambiais alternativos.
Recentemente, o banco central alterou o cálculo da taxa de câmbio para aproximá-la da taxa do mercado negro. De acordo com Charlie Robertson, da empresa de gestão de ativos FIM Partners, a taxa de câmbio mais baixa poderia atrair mais investimentos estrangeiros para o país.
“Pode levar meses, mas pode haver mais dólares circulando na Nigéria, agora que a moeda está oficialmente muito barata”, disse Robertson.
O banco central propôs novas regulamentações cripto em dezembro. Também está investigando o lançamento do cNGN, uma stablecoin baseada no naira.
No entanto, o banco central não informou quando as novas regras serão aplicadas. O BeInCrypto contatou a Binance para comentar, mas não recebeu resposta até o momento.
O artigo Binance é acusada de manipulação contra a naira nigeriana foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.