Binance classifica bancos russos barrados em sua plataforma com cartões ‘amarelos’ e ‘verdes’

Apesar do DOJ dos EUA investigar a Binance por violação das sanções dos EUA com seus serviços na Rússia, a empresa continuou a promover sua plataforma no país.

A exchange de criptomoedas P2P da Binance na Rússia continuou a facilitar transações através de bancos sancionados, como o Rosbank, após negar relações com “qualquer banco”.

Em 23 de agosto, várias fontes locais de notícias relataram que a Binance P2P renomeou algumas de suas opções problemáticas de pagamento para saques e depósitos, nomeadamente os bancos russos sancionados como Tinkoff e Rosbank.

A exchange P2P substituiu os nomes dos bancos “Tinkoff” e “Rosbank” por termos como “cartão amarelo” e “cartão verde”, conforme confirmado pelo Cointelegraph.

No momento da redação deste texto, a Binance P2P oferece aos clientes o uso dos “cartões locais” para vender criptomoedas como Tether (USDT) em rublos russos e recebê-los em Tinkoff ou Rosbank, que estão sancionados.

Binance P2P interface in Russia on Aug. 23. Source: Binance

A nova nomenclatura aparentemente veio logo após o The Wall Street Journal relatar em 22 de agosto que a Binance ofereceu aos clientes russos pelo menos cinco bancos russos sancionados, incluindo Rosbank e Tinkoff, como opções para processamento de pagamentos.

No relatório do WSJ, os executivos da Binance negaram qualquer relacionamento com “qualquer banco, seja na Rússia ou em qualquer outro lugar”, em relação à sua plataforma P2P. A empresa afirmou: “A Binance segue as regras globais de sanções e impõe sanções a pessoas, organizações, entidades e países que foram listados em uma lista negra pela comunidade internacional, negando a esses atores acesso à plataforma da Binance”.

As notícias surgiram alguns dias após os serviços da Binance na Rússia serem promovidos em um canal do YouTube de um importante YouTuber russo, Yuri Dud. Um vídeo recente em seu canal vDud no YouTube – que tem 10,3 milhões de assinantes – apresentava um anúncio dos serviços da Binance, oferecendo 5 USDT em troca de cadastro na plataforma.

No vídeo, Dud também promoveu o Binance Earn, que permite aos usuários ganhar renda passiva com criptomoedas por meio de diversos produtos, como economias flexíveis, economias bloqueadas, staking e mineração de liquidez.

Canal vDud do YouTube de Yuri Dud. Fonte: YouTube

Não está claro como as últimas notícias se alinham com as sanções ocidentais contra a Rússia. Em fevereiro de 2023, o Conselho Europeu sancionou bancos russos como Tinkoff e Rosbank como parte de seu décimo pacote de sanções contra a guerra da Rússia contra a Ucrânia. Os Estados Unidos também impuseram sanções ao Tinkoff em maio de 2023.

As notícias vêm meses após a divisão de segurança do Departamento de Justiça dos Estados Unidos supostamente iniciar uma investigação sobre a Binance por permitir que russos usem a exchange em violação às sanções dos EUA.

A Binance não foi a única exchange de criptomoedas a facilitar tais transações na Rússia. Outras grandes exchanges de criptomoedas P2P, incluindo Huobi e OKX, também permitem transferências com Tinkoff, Rosbank e Sberbank no momento da redação. Huobi e OKX não responderam imediatamente ao pedido do Cointelegraph para comentar.

Opções de pagamento P2P na Rússia em OKX (esquerda) e Huobi (direita). Fonte: Cointelegraph

Os representantes da Binance declinaram comentar sobre seus anúncios no canal do Dud no YouTube ou seus serviços atuais na Rússia. “Nossos comentários já estão refletidos no relatório do WSJ. Não faremos mais comentários sobre este assunto no momento”, disse um porta-voz da Binance.

A empresa não respondeu imediatamente ao pedido do Cointelegraph para comentar sobre a questão de renomear os bancos sancionados como “cartões amarelos” e “cartões verdes”.

Colecione este artigo como NFT para preservar este momento da história e mostrar seu apoio ao jornalismo independente no espaço cripto.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...