CZ, da Binance, é solto da prisão; BNB registra ganhos modestos
O fundador da Binance, Changpeng Zhao (CZ) foi solto do centro de detenção Lompoc II na Califórnia na sexta-feira, uma prisão de segurança mínima na costa central da Califórnia. O ex-CEO da exchange completou sua sentença de quatro meses, sendo liberado dois dias antes da data oficial de liberação devido à política de final de semana.
O token nativo da Binance, BNB, reagiu de forma modesta, provavelmente porque os traders e investidores já haviam precificado o impacto.
CZ da Binance é solto da prisão
A data oficial de liberação de CZ era domingo, 29 de setembro, mas de acordo com a política do Bureau of Prisons (BOP), ele deixou os portões na sexta-feira.
“O Bureau of Prisons pode liberar um detento cuja data de liberação caia em um sábado, domingo ou feriado legal, no último dia útil anterior. Isso a menos que seja necessário deter o detento por outra jurisdição que solicite custódia sob um detentor, ou por qualquer outro motivo que possa indicar que o detento não deve ser liberado até a data programada de liberação,” um trecho da declaração do programa do BOP diz.
Como reportado pelo BeInCrypto, os mercados anteciparam a liberação, com o fundador da maior exchange de cripto por volume de negociação completando sua sentença. Os mercados de cripto aguardam ansiosamente para ver o que virá a seguir para Zhao. A exchange Binance também mostrou interesse em uma declaração pós-liberação.
“Estamos felizes que CZ estará em casa com sua família. Embora ele não esteja gerenciando ou operando a Binance, estamos empolgados para ver o que ele fará a seguir. Desde o ano passado, a Binance continuou a prosperar sob a liderança de nossa equipe atual, ultrapassando 230 milhões de usuários globalmente,” disse um porta-voz da Binance.
Leia mais: Exchange Binance: conheça a maior exchange de criptomoedas
Antes de sua sentença, CZ iniciou a Giggle Academy, um projeto educacional oferecendo ferramentas de aprendizado gratuitas e divertidas para crianças. Após expressar desinteresse em retornar a um cargo executivo na Binance, o executivo de cripto pode retomar seu trabalho filantrópico.
Ele também enfrenta uma proibição vitalícia de servir como CEO da Binance. Isso foi parte de seu acordo de confissão, mas CZ mantém direitos executivos na empresa como seu acionista majoritário.
Apesar disso, Changpeng Zhao é efetivamente a pessoa mais rica a cumprir pena de prisão nos EUA. A Fortune reportou uma fortuna pessoal de quase US$ 60 bilhões, posicionando-o como o 25º homem mais rico do mundo.
As atualizações pós-prisão de CZ ainda estão por vir. No entanto, sua conta no X (antigo Twitter) compartilhou uma postagem de bom dia, que obteve quase dois milhões de impressões nas primeiras duas horas. Isso reflete a popularidade que o executivo da Binance continua a desfrutar.
Um resumo do caso
Olhando para trás, CZ se declarou culpado de acusações criminais relacionadas à violação das leis de Combate à Lavagem de Dinheiro (AML) dos EUA. Outras acusações incluíam transmissão de dinheiro sem licença e violações de sanções. Isso culminou em sua renúncia como CEO em novembro de 2023.
Enquanto o Departamento de Justiça (DOJ) pressionava por uma sentença de 36 meses, o juiz do tribunal distrital de Seattle, Richard Jones, determinou uma sentença mais branda de quatro meses. Referências de caráter de colegas e líderes da indústria desempenharam um papel significativo nessa determinação. O juiz também acrescentou que não havia evidências de que CZ estivesse ciente de quaisquer atividades ilegais na Binance.
Leia mais: Melhores exchanges alternativas à Binance
Enquanto isso, o BNB aumentou 1,12% desde a abertura da sessão de sábado. No momento desta redação, está sendo negociado a US$ 610,20.
Os ganhos modestos ocorrem à medida que o impacto da liberação de CZ já havia sido precificado após notícias de possível liberação antecipada se espalharem.
O artigo CZ, da Binance, é solto da prisão; BNB registra ganhos modestos foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.