Binance volta para China; mas apenas como um instituto de pesquisa
A Binance abre um instituto de pesquisa na área de Lingang, em Xangai, embora não deva ser oficialmente considerado um escritório da Binance.
A Binance Academy firmou um acordo com o governo local de Xangai para estabelecer um escritório no país. A iniciativa será supostamente dedicada à pesquisa da tecnologia blockchain, de acordo com uma declaração de Xi Jinping de 24 de outubro que promove seu uso.
Conforme anunciado em 27 de março pelo canal de notícias local TheBlockBeats e pelo CEO da Binance, Changpeng Zhao, a Binance Academy estabelecerá o Instituto de Pesquisa Tecnológica e Indústria de Blockchain Lingang, na zona econômica especial de Lingang, em Xangai.
A iniciativa é o resultado da cooperação com organizações locais na área de Lingang e deve promover a pesquisa e a aplicação industrial da tecnologia blockchain na China, além de promover o treinamento de talentos no país.
O instituto de pesquisa foi estabelecido em resposta a um impulso do governo chinês para desenvolver a tecnologia blockchain, com Helen Hai, chefe da fundação Binance Charity e líder do novo instituto, observando:
“Ao estabelecer o Lingang Research Institute com nossos parceiros locais, a Binance Academy se esforça para construir um think tank e um centro de pesquisa que contribuam para desenvolvimentos em larga escala da tecnologia blockchain.”
Don Tapscott, fundador do Blockchain Research Institute no Canadá, será o reitor honorário do Lingang Research Institute.
É um escritório da Binance?
Em novembro, circulou um boato de que o escritório da Binance em Xangai foi invadido pela polícia. Conforme relatado pelo Cointelegraph, a Binance negou os ataques e até a existência dos escritórios. Oficialmente, a empresa está sediada em Malta e possui várias filiais em todo o mundo.
No entanto, uma declaração dos reguladores malteses em fevereiro afirma que a Binance nunca foi regulamentada no país. Os repórteres locais de Malta alegaram que sua sede legal fica nas Ilhas Cayman.
No entanto, o CEO da Binance, Changpeng Zhao, muitas vezes reitera que a Binance é uma “organização descentralizada” que trabalha em vários locais do mundo através do uso pesado de trabalho remoto.
Em uma entrevista ao Cointelegraph, ele também disse que gosta de “manter a mobilidade” e de “poder viver em uma cidade diferente todos os meses” – embora não tenha confirmado explicitamente que consegue fazê-lo regularmente.
O Instituto de Pesquisa Lingang da Binance tem, portanto, maior probabilidade de ser semelhante a agências locais, como Binance Singapore ou Binance Jersey. Não é uma exchange e é improvável que seja o centro de qualquer atividade comercial da empresa.
Embora a China apóie a blockchain, ainda é um crítico severo das criptomoedas – e baniu as trocas de criptomoedas desde 2017.