Biden viraliza como embaixador do Bitcoin no Super Bowl 2024
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, viralizou no Super Bowl LVIII. E o melhor, ele parecia mais um embaixador do Bitcoin do que o chefe da maior economia do planeta.
Se foi proposital, se foi o estagiário ou não, a dúvida sobre a publicação fica, mas a única certeza é que em meio a ausência do marketing cripto nesta edição, Biden superou qualquer campanha.
Leia mais: As 10 criptomoedas para investir em janeiro de 2024
Mirou os Chiefs e acertou o Bitcoin
“Exatamente como traçamos, disse Biden.”
A publicação – a princípio – era sobre a vitória do Kansas City Chiefs que venceu o San Fransico 49ers com o placar de 25 a 22. O time de Patrick Mahomes levou o bicampeonato em uma virada nos segundos finais no Allegiant Stadium em Las Vegas.
Com a maior audiência dos últimos tempos, os números do Super Bowl são sempre titânicos. Este ano foram mais de 115 milhões de espectadores e coloca o evento no patamar de um dos maiores do planeta.
Para se ter uma ideia, apenas 30 segundos de publicidade durante a transmissão, custa US$ 7 milhões.
As atrações e campanhas publicitárias durantes os intervalos são sempre um show à parte. Estúdios de cinema e gigantes da indústria pagam milhares de dólares para ter um momento de fama com lançamentos de produtos, filmes e novidades do mercado em geral.
Dito isso, parece que Joe Biden foi feliz em sua publicação high tech em alusão ao Bitcoin. O post do presidente americano já tem mais de 115 milhões de visualizações, memes e comentários.
A jornalista da Fox, transmissora do Super Bowl disse: Esperar o quê? Ele está tentando buscar o voto cripto agora?
Ao contrário das interpretações iniciais de muitos na comunidade cripto como um endosso ao Bitcoin, a postagem aproveita o meme “Dark Brandon”, ligado a teorias de conspiração em torno do resultado do Super Bowl. O envolvimento do presidente com o meme Dark Brandon não é novo. Na verdade, sua equipe já o utilizou para adicionar um toque moderno à sua imagem.
A comunidade cripto também destacou a presença do CEO do Block, Jack Dorsey, no Super Bowl. A aparição de Dorsey, vestindo uma camiseta com o tema Satoshi, serviu como um endosso mais direto ao Bitcoin.
Historicamente, a administração Biden assumiu uma postura pouco entusiasmada em relação aos criptoativos. O presidente americano implementou medidas regulatórias, incluindo uma proposta de imposto de 30% sobre os lucros obtidos através da mineração de cripto.
O cofundador da Ripple, Chris Larsen, criticou especialmente a repressão regulatória de Biden, expressando preocupações sobre o efeito sufocante que essas políticas têm sobre a inovação cripto nos Estados Unidos.
Ausência de marketing cripto
As comparações com os olhos de laser – referência e endosso do Bitcoin também ganharam destaque com a forte ausência de marcas, plataforma e exchanges de criptoativos.
Em edições passadas Coinbase, FTX e Crypto.com gastaram milhares de dólares com campanhas de marketing. Mas este ano – além de colapsos como da FTX, as plataformas cripto não se mostraram dispostas a investir no evento.
Em 2022, a então exchange cripto queridinha de celebridades e políticos americanos, FTX gastou US$ 5,5 milhões. No mesmo ano a Coinbase desembolsou US$ 14 milhões.
Aparições de nomes como Tom Brady, Ben Affleck, Jennifer Aniston e Jennifer Lopez geraram 1,3 milhão de interações nas redes sociais para os anunciantes. As celebridades podem ajudar no plano de marketing cripto de uma empresa, compensando o custo da publicidade criando interações valiosas nas redes sociais.
O artigo Biden viraliza como embaixador do Bitcoin no Super Bowl 2024 foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.