A nomeada para Secretária do Tesouro de Biden considera criptomoedas uma “preocupação particular” para a AML

Janet Yellen afirmou que muitas criptomoedas são usadas “principalmente para financiamento ilícito”.

Janet Yellen, ex-líder do Federal Reserve e escolhida por Joe Biden para secretária do Tesouro, ainda suspeita das criptomoedas como uma ameaça por viabilizar financiamento ilícito.

Em uma audiência virtual do Comitê de Finanças do Senado dos EUA realizada hoje, Yellen enfrentou questões sobre o combate ao financiamento do terrorismo, ou CFT, da senadora democrata Maggie Hassan de New Hampshire. Hassan perguntou a Yellen como ela responderia como secretária do Tesouro à “tecnologia financeira emergente” usada para financiar organizações criminosas e terroristas. O senador chamou as criptomoedas de uma “preocupação crescente” e perguntou a Biden como ela lidaria com o CFT.

“Precisamos ter certeza de que nossos métodos para lidar com essas questões – com o financiamento do terrorismo – mudem junto com a tecnologia em constante mudança”, disse Yellen.

“As criptomoedas são uma preocupação em particular. Acho que muitas são usados, pelo menos em um sentido de transação, principalmente para financiamento ilícito e acho que realmente precisamos examinar maneiras de restringir seu uso e garantir que a lavagem de dinheiro não ocorra por meio desses canais. “

Yellen, a ex-presidente do Federal Reserve sob o presidente dos EUA Barack Obama, tem estado bastante quieta em suas opiniões sobre o mercado de criptomoedas desde que chamou o Bitcoin de “qualquer coisa menos útil” em outubro de 2018. Ela deixou sua posição como presidente do Fed no início de 2018 após Corrida de touros de 2017 que levou o Bitcoin (BTC) a uma alta histórica.

Se aprovada pelo Senado, Yellen seria a primeira mulher a servir como secretária do Tesouro, substituindo Steve Mnuchin. O senador democrata Ron Wyden disse durante a audiência que esperava que Yellen estivesse no “plenário do Senado dos Estados Unidos” para uma votação na quinta-feira.

 

Leia mais:

Você pode gostar...