Administração de Biden avaliando regulamentação semelhante a um banco para emissores de stablecoins

O governo dos Estados Unidos parece interessado em domar o mercado de stablecoin em rápido crescimento, de acordo com relatórios

O governo Biden está considerando um novo quadro jurídico para os emissores de stablecoin que os colocaria na mesma categoria que os bancos, levantando questões sobre o futuro da regulamentação das criptomoedas no país.

Citando pessoas familiarizadas com o assunto, o The Wall Street Journal relatou na sexta-feira que o governo está tentando convencer o Congresso a criar uma nova “carta de propósito especial” para emissores de stablecoin e outras empresas que se enquadram na mesma categoria.

Embora não esteja totalmente claro qual será a aparência da legislação, espera-se que ela seja adaptada especificamente a esses tipos de modelos de negócios.

Os legisladores têm soado o alarme sobre stablecoins nos últimos meses porque acreditam que esses ativos atrelados ao dólar não são devidamente regulamentados.

No início desta semana, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, disse ao Comitê de Serviços Financeiros que stablecoins como Tether ( USDT ) e USDC Coin ( USDC ) devem ser regulamentados dentro dos mesmos parâmetros que os fundos do mercado monetário, como depósitos bancários.

No entanto, ele permaneceu firme em afirmar que nenhuma proibição geral do Bitcoin ( BTC ) ou de outros ativos digitais estava prevista.

Conforme relatado pela Cointelegraph em julho, uma pesquisa conjunta do Fed e da Yale University delineou duas estruturas regulatórias para stablecoins em um artigo de 49 páginas chamado “Taming Wildcat Stablecoins”.

Nesse artigo, os autores argumentaram que os formuladores de políticas têm apenas duas opções com relação às regulamentações de stablecoins: torná-las equivalentes ao dinheiro público ou tributá-las até a extinção por meio da moeda digital do banco central.

Relacionado: Tesouro dos EUA supostamente em negociações para regulamentação da moeda estável

Stablecoins – moedas digitais totalmente ou em parte atreladas a uma forma de moeda fiduciária como o dólar americano – cresceram e se tornaram um mercado de $ 128 bilhões, de acordo com os últimos números de capitalização de mercado.

O Tether representa mais da metade do mercado total, embora concorrentes como USDC e Binance USD (BUSD) tenham feito avanços significativos neste ano. À medida que esses mercados cresceram, as preocupações com a liquidez e o status de reserva dos emissores de stablecoin ganharam as manchetes.

Depois de chegar a um acordo com o Gabinete do Procurador Geral de Nova York, a Tether Holdings Ltd. concordou em publicar relatórios periódicos comprovando suas reservas monetárias. Em maio deste ano, a empresa divulgou pela primeira vez a composição total de suas reservas .

LEIA MAIS

Você pode gostar...