Além da IA: especialista aponta 7 tendências do mercado de criptomoedas em 2024
Influencer e futurista Bernard Marr aponta possível corrida dos touros no próximo ano e destaca seguimentos como DeFi e Web3.
Em um artigo publicado pela Forbes nesta quinta-feira (7), o influencer e futurista Bernard Marr observou que, apesar de ofuscadas pelo burburinho que se formou em torno do avanço da inteligência artificial (IA) ao longo de 2023, as questões relativas à privacidade e controle de dados na internet permanecem centralizadas nas grandes empresas de tecnologia, as big techs, e, portanto, sem solução.
Segundo ele, isso abre caminho para soluções que estão diretamente ligadas ao ecossistema de criptomoedas que podem favorecer seis tendências de mercado em 2024. Uma delas a sustentabilidade da blockchain e da Web3, que se esbarra no consumo de energia quando se fala em computação descentralizada, por exemplo em questões como mineração de Bitcoin (BTC) apesar dos avanços de algumas soluções nesse segmento, como algoritmos de prova de participação (PoS) da rede Ethereum (ETH) e iniciativas verdes na Web3.
Marr elencou como outra tendência em 2024 o avanço das redes sociais descentralizadas, mais privadas e com menos censura segundo ele. Em contrapartida, o especialista argumentou que a utilização de algoritmos transparentes e de código aberto poderia solucionar um dos possíveis efeitos colaterais da Web3: a desinformação. O que aconteceria através de bloqueios de informações inverídicas. Ele disse ainda que o uso de mecanismos em blockchain poderá se reverter em um desafio à hegemonia de empresas como o Facebook e o TikTok.