Bielorrússia: Parque de alta tecnologia libera “regulamento legal completo” para criptomoedas
As regras para operação do mercado de criptomoedas na Bielorrússia foram aprovadas, depois de serem divulgadas pelo parque de alta tecnologia do país.
O Parque de Alta Tecnologia da Bielorrússia (HTP), uma zona econômica especial nacional que contribui para o negócio de TI, estabeleceu as regras para a operação do mercado de criptomoedas no país, de acordo com documentos publicados pelo HTP em 30 de novembro.
Os documentos regulatórios definem os requisitos para vários tipos de negócios relacionados a criptomoedas e Initial Coin Offerings (ICO), como as regras gerais para regulamentações do setor – o Decreto No. 8 “Sobre o Desenvolvimento da Economia Digital” – já havia sido assinado no ano passado. .
O HTP, comumente conhecido como o Vale do Silício da Bielorrússia, foi responsável por estabelecer as regras sob as quais a indústria de criptomoedas seria regulamentada no país. Hoje, o HTP publicou cinco documentos: “Requisitos para candidatos“, “Requisitos para operadores de plataformas cripto“, “Requisitos paraoperadores de câmbio de cripto“, “Requisitos para operadores de ICO” e “Requisitos para regras de controles interno“.
Agora que essas regras foram aceitas, elas formam “uma completa regulação legal da criptomoeda na Bielorrússia”, informa o site de notícias local da Belarus Dev.by. Também afirma:
“As atividades de criptomoeda dos residentes do HTP receberam total apoio legislativo abrangente do regulador. A administração do HTP, junto com o Banco Nacional, o Departamento de Monitoramento Financeiro do Comitê de Controle do Estado, especialistas internacionais e outros órgãos, compilou e assinou todos os documentos necessários.”
Na primavera, o governo da Bielorrússia chamou a digitalização da economia nacional de “prioridade máxima”, por causa de sua capacidade de transformar “a economia, a administração pública e os serviços sociais”, como reportou a Cointelegraph em 16 de maio.
Anteriormente, neste outono, o vice-ministro das Relações Exteriores da Bielorrússia declarou que a Bielorrússia pretendia estabelecer relações com investidores sul-coreanos interessados na chamada “quarta revolução industrial” tecnologias, com foco em inteligência artificial (IA) e blockchain, escreveu a Cointelegraph wm 06 de setembro.