‘Tome cuidado com os ‘gurus’, quem faz dinheiro com day trade são somente as corretoras e os vendedores de curso’, diz analista
Se fizéssemos um campeonato de cara ou coroa, o campeão brasileiro certamente teria acertado um número bizarro de vezes, talvez dezenas delas. Nem por isso teria algum mérito por suas escolhas, mas certamente seria capa de revista e poderia lançar um curso ensinando como ser um vencedor nesta modalidade.”, afirma Ribeiro
Recentemente o Cointelegraph contou a história do jovem Dayvison Casal que largou o emprego de estagiário para ser day trader e acabou lucrando quase R$ 1 milhão em suas operações.
Histórias de superação como essa costumam ser inspiradoras.
Contudo, a forma como ela é compartilhada na internet acaba confundindo as pessoas e reforçando uma compreensão equivocada de que um investimento de altíssimo risco pode ser uma fonte de renda.
Esta é a opnião do educador financeiro do canal “Dinheiro Com Você”, William Ribeiro que pontua que casos como o de Dayvison são isolados e que, na maioria das vezes, quem ganha mesmo com as operações de day trade são as corrretoras e os vendedores de curso.
“Tome cuidado com os gurus, com as dicas das outras pessoas. Será que se alguém tivesse o mapa da mina de ouro iria compartilhar com você e precisaria do seu dinheiro?”, destacou.
Não é só gráficos
Segundo Ribeiro, a grande maioria das pessoas que estão se interessando pelo investimento em ações ou no mercado de criptomoedas ainda acredita que tudo se resume a ficar acompanhando gráficos e apostando nas subidas e descidas dos preços.
Porém, segundo ele, day trading é uma atividade extremamente extenuante, que já levou vários investidores e famílias à ruína e pontua que às vezes a pessoa começa ganhando e acredita que descobriu as regras do jogo e passam a investir mais e ai perdem tudo.
Ribeiro destaca ainda que os raríssimos day traders que ganham dinheiro, realizam a atividade como seu ofício, não é um hobby para se realizar na praia tomando uma cerveja ou no semáforo.
Quem ‘lucra’ é quem não precisa lucrar
Ainda segundo ele, os Investidores que têm mais chances em conseguir lucro no day trade são aqueles que menos precisam disso para sobreviver. Pessoas que já construíram patrimônio e levam esse capital para o mercado financeiro para investir, para rentabilizá-lo.
“Quem tira dinheiro do seu próprio orçamento familiar para investir já começa perdendo, porque vai ser impossível não deixar o lado psicológico interferir nas operações”, pontua.
Ribeiro também destaca que, como em qualquer negócio, sempre haverá os vencedores pontuais, como o caso do jovem estagiário que se tornou “milionário” repentinamente.
Ainda assim ele destaca que por mero efeito da aleatoriedade, é bem possível que alguns poucos traders tenham sucesso repetidas vezes.
“Se fizéssemos um campeonato de cara ou coroa, o campeão brasileiro certamente teria acertado um número bizarro de vezes, talvez dezenas delas. Nem por isso teria algum mérito por suas escolhas, mas certamente seria capa de revista e poderia lançar um curso ensinando como ser um vencedor nesta modalidade.”, afirma Ribeiro.
Quem ganha é a corretora
O educador destaca contudo que day trade é um negócio lucrativo….. mas para as corretoras, bolsa de valores e os vendedores de curso e destaca que basta o investidor pensar que se alguém da uma estratégia de investimento e esta estratégia fica publica (por exemplo com vídeos no youtube) logo todo mundo vai copiar e, se todo mundo faz igual, a estratégia já não tem como funcionar.
“Se o próprio dono da corretora soubesse desta fórmula, certamente criaria um exército de robôs, operando 24 horas por dia, o que certamente daria muito menos dor de cabeça do que administrar milhares de clientes dentro de uma corretora”, disse.
Ribeiro finaliza ainda que se, mesmo com ests dicas, o investidor deseja ser um day trader, já sabe que as chances estão contra você e que isso será um “trabalho”, dos mais desgastantes e perigosos.
“Caso contrário, não nunca priorize day trading com relação ao seu próprio ofício, porque é nele que você sabe ganhar dinheiro e pode aperfeiçoar-se de verdade”, conclui.
LEIA MAIS