BC altera normas do piloto do Drex para permitir mais participantes

Uma nova resolução do Banco Central do Brasil (BC) vai mudar os regulamentos do piloto do Real Digital, o Drex. O objetivo é facilitar a entrada de novas empresas e consórcios na fase de testes, uma vez que o projeto atingiu sua segunda fase.

As novas regras entraram em vigor na quinta-feira (10), data em que a resolução entrou em vigor.

Banco Central altera normas do piloto do Drex

A Resolução 423/2024 do BC, em primeiro lugar, acrescentou três parágrafos ao Art 6º da resolução 315/2023. Este é o texto que definia as regras originais do projeto piloto do Drex, a futura CBDC do Brasil.

O Art 6º trata das competências do Comitê Executivo de Gestão (CEG) do piloto. O novo texto acrescenta quatro novos parágrafos.

Leia mais: Previsão de preço do Bitcoin para 2024 / 2025 / 2030

O primeiro deles, o XIV, explicita que caberá ao CEG propor ao Dirad, ao Dipom e ao Dinor a submissão à Diretoria Colegiada de proposta de atualização das diretrizes do Piloto do Real Digital – Drex.

Em seguida, o CEG também ganhou a capacidade de convocar os participantes do piloto do Drex para apresentarem propostas de caso de uso para avaliação. O CEG também vai decidir as datas de abertura e encerramento dos prazos para receber candidaturas novas e, por fim, publicá-las no site do BC.

O site também receberá atualizações com alterações em marcos, fases e cronograma de trabalhos.

BC quer aumentar participantes no teste do Drex

Um dos empecilhos para a participação de empresas e consórcios no piloto do Drex era o Art 5º do Anexo II, que delimita um número máximo de participantes. O novo texto acaba com esse teto, dando ao CEG a decisão final sobre o número máximo.

Além disso, o Comitê vai divulgar os períodos de inscrição de novas candidaturas no site.

Em suma, as alterações do BC visam aumentar o número de empresas e consórcios que vão participar do piloto do Drex. Algumas limitações que existiam no texto original foram removidas para agilizar esse processo.

O § 3º do Art 11º, por exemplo, não é mais válido. Ele especificava que o BC só aceitaria candidatos para o piloto do Drex através de e-mail.

O artigo BC altera normas do piloto do Drex para permitir mais participantes foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.

Você pode gostar...