BBVA assina empréstimo corporativo com blockchain de US $ 117 mi
Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA) assinou um novo empréstimo baseado em blockchain com a empresa de engenharia civil ACS Group, de acordo com o comunicado oficial do BBVA em 19 de julho.
O BBVA, um grupo bancário multinacional espanhol, assinou um acordo com a ACS para fornecer um empréstimo corporativo bilateral de longo prazo de € 100 milhões ($ 117 milhões).
O novo contrato de empréstimo baseado em blockchain irá supostamente aumentar a eficiência nos processos financeiros da empresa, permitindo uma melhor transparência e rastreabilidade do processo contratual.
Estabelecer o empréstimo em uma blockchain permite que ambas as partes monitorem independentemente as etapas de um contrato, bem como as condições. O piloto também inclui a digitalização do processo de negociação, com o tempo de gerenciamento esperado para ser reduzido “de dias para horas”.
Em abril de 2018, o BBVA realizou com sucesso “a primeira transação global de empréstimos corporativos” usando a tecnologia blockchain com uma tecnologia de informação espanhola, a Indra.
No mês passado, o BBVA informou que assinou outro contrato baseado em blockchain com uma das empresas líderes globais do setor de petróleo e gás Repsol para renovar uma linha de crédito no valor de € 325 milhões (US $ 377 milhões), que é a primeira aplicação da tecnologia blockchain em a esfera das finanças corporativas.
Enquanto a empresa está adotando ativamente a tecnologia blockchain, também aplicando tecnologia de contabilidade distribuída (DLT) no processamento e manuseamento de envios de documentos de envio, o CEO do BBVA, Carlos Torres, afirmou recentemente que blockchain “não está maduro” e enfrenta grandes problemas. Torres acrescentou que, apesar de seus desafios contemporâneos, “quando está maduro e os reguladores estão prontos”, o BBVA quer ter as ferramentas necessárias para aplicar a tecnologia em casos de uso relevantes.
Fonte: Cointelegraph