Empresa que copiou marca do BAYC disputa na justiça sobre a marca registrada da Yuga Labs
Um porta-voz do Yuga Labs minimizou a importância do aviso de oposição e sugeriu que o co-fundador do RR/BAYC está apenas tentando causar problemas
Um dos fundadores da coleção NFT imitadora do Bored Ape Yacht Club (BAYC) RR/BAYC entrou com uma notificação de oposição contra 10 pedidos de marca registrada da Yuga Labs.
A mudança marca outra reviravolta estranha na disputa de propriedade intelectual entre os criadores do BAYC, Yuga Labs, e os fundadores do RR/BAYC, Ryder Ripps e Jeremy Cahen.
Cahen apresentou a notificação de oposição ao Conselho de Apelação e Julgamento de Marcas Registradas do Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO) em 9 de fevereiro .
Os pedidos de marca registrada da Yuga Labs foram enviados principalmente na segunda metade de 2021. Eles cobriram vários logotipos BAYC, obras de arte e marcas para uso potencial em produtos digitais, como arte baseada em token não fungível (NFT), cartões comerciais e vestíveis metaversos.
Os registros também listam o potencial para produtos BAYC físicos, incluindo roupas, joias, relógios e chaveiros, juntamente com serviços de entretenimento como jogos, televisão e música.
Falando com a Bloomberg Law em 11 de fevereiro, um porta-voz da Yuga Labs minimizou as chances de a oposição de Cahen ser bem-sucedida e sugeriu que a mudança era apenas mais uma tentativa de causar problemas para a empresa.
“O Trademark Office aprovou preliminarmente os pedidos de registro da marca Yuga Labs e esperamos sua aprovação total no devido tempo”, disseram eles, acrescentando que:
“O processo de Jeremy Cahen é apenas mais uma tentativa de desviar a atenção do verdadeiro problema em questão, sua violação da propriedade intelectual de Yuga.”
No aviso, Cahen apresenta uma longa lista de “motivos de oposição” contra os processos da Yuga Labs. Em particular, Cahen afirma que a empresa “abandonou todos os direitos” sobre certos designs de logotipo e arte devido às vendas do BAYC NFT, concedendo “todos os direitos” das imagens digitais aos proprietários.
Ele também afirma que a Yuga Labs não é a proprietária legítima de designs de caveiras específicos devido à empresa supostamente entregar os direitos à organização autônoma descentralizada (DAO) da ApeCoin em março de 2022.
Além disso, Cahen argumenta que a Yuga Labs falhou em fornecer uma “intenção de boa-fé para usar legalmente” as marcas registradas em seus registros, já que as NFTs deveriam ser registradas e classificadas como valores mobiliários de acordo com a lei federal.
Relacionado: Notícia bacana: encontre o amor no metaverso de Paris Hilton, os CryptoPunks do BTC disparam e muito mais
Os criadores do BAYC, Yuga Labs, processaram os artistas digitais Ryder Ripps e Cahen em junho de 2022 por usar imagens do BAYC na coleção RR/BAYC. A empresa também alegou que a dupla estava intencionalmente “trolando a Yuga Labs e enganando os consumidores” para que comprassem seus NFTs imitadores .
A mudança de Cahen também ocorre apenas três dias depois que a Yuga Labs resolveu um processo separado contra o site RR/BAYC e o desenvolvedor de contratos inteligentes Thomas Lehman.
Como parte do acordo, o Lehman basicamente concordou com uma liminar permanente impedindo-o de participar de qualquer projeto relacionado ao BAYC “confusamente semelhante”. Em comunicado, o Lehman também se distanciou de Ryder Ripp e Cahen.
LEIA MAIS