Base prevê redução de até 100 vezes na taxa do Ethereum após o fork Dencun
O novo fork Dencun anuncia uma nova era para a Ethereum, que poderá reduzir significativamente as taxas de transação em até 100 vezes. Uma dor antiga do ecossistema cripto.
Essa atualização fundamental, apoiada pelo suporte da rede Base layer 2 da Coinbase desde o primeiro dia, pretende enfrentar um dos desafios mais urgentes no espaço do blockchain: as altas taxas de transação.
Dencun está programado para 13 de março
A atualização do Dencun, programada para 13 de março, está definida para revolucionar o setor de blockchain, aprimorando a eficiência e a escalabilidade, com o EIP-4844 ou proto-danksharding em seu núcleo.
A Base, em colaboração com a Optimism, Ethereum Foundation e outras equipes importantes de desenvolvimento do núcleo da Ethereum, estão juntas na vanguarda dessa iniciativa transformadora. Nos últimos dois anos, essas equipes se dedicaram ao EIP-4844, para aumentar a capacidade de disponibilidade de dados para rollups.
Leia mais: 5 criptomoedas para ficar de olho em março
Espera-se que esse esforço reduza drasticamente as taxas de transação para soluções L2 da Ethereum como a Base.
“Acreditamos que transações rápidas e acessíveis em um L2 seguro e descentralizado são essenciais para permitir que todos, em qualquer lugar, entrem na cadeia”, afirmou um porta-voz da Base.
As taxas médias de transação da Ethereum subiram para quase US$ 2,30, refletindo um aumento de quase 200 vezes em relação ao ano anterior. Isso destaca a urgência de soluções escalonáveis e econômicas.
Dencun para reforçar as soluções de camada 2
A atualização da Dencun introduz transações com blob-carrying, uma nova abordagem que reduz drasticamente o espaço de armazenamento de dados na camada de consenso, armazenando dados fora da cadeia e referenciando-os por meio de um hash.
Esse método simplifica a verificação da transação e reduz significativamente os custos. Os analistas esperam que as taxas de transação caiam para um valor perto dos US$ 0,02.
Uma redução significativa das taxas deve acelerar a adoção do roteiro de roll-up da Ethereum. E também deve tornar as soluções L2 muito mais atraentes e competitivas.
“Prevê-se que essa atualização tão esperada reduza os custos dos L2s da Ethereum em pelo menos 10 vezes, tornando a Ethereum mais escalável e eficiente”, observa o chefe de pesquisa da IntoTheBlock, Lucas Outumuro.
Por esse motivo, a comunidade de blockchain aguarda ansiosamente a atualização do Dencun. As iniciativas da Base e de seus pares destacam o esforço coletivo em prol de um ecossistema mais dimensionável, eficiente e econômico.
De modo geral, esse espírito colaborativo está abrindo caminho para novos aplicativos e casos de uso, desde jogos na cadeia até trocas de livros de pedidos com limites fechados, promovendo assim uma economia mais vibrante na cadeia.
O artigo Base prevê redução de até 100 vezes na taxa do Ethereum após o fork Dencun foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.