“Barato, rápido e seguro”, diz presidente do Banco Central sobre PIX e criptomoedas
O presidente do Banco Central Roberto Campos Neto reafirmou na quinta-feira (20) que a criação do PIX veio da mesma demanda que gerou as criptomoedas, ou seja, um sistema rápido, barato e seguro para meios de pagamento.
“As criptomoedas apareceram porque as pessoas tinham demanda para ter um meio de pagamento, algo que fosse barato, rápido, seguro, transparente e aberto”, disse Campos Neto na abertura da 10ª Reunião Plenária do Fórum PIX.
Segundo ele, as criptomoedas surgiram porque os bancos centrais não forneciam soluções como a delas. Logo, disse, se os bancos centrais tivessem um sistema como esse “provavelmente nem teria a demanda de criptomoedas.
Conforme explicou, a demanda “veio de ter um agente capaz de conectar os pagamentos com essas características”.
Campos Neto também comparou o PIX com as novas tecnologias que têm surgido, observando pelo menos uma delas, a Internet das Coisas (IoT), e ressaltou:
“O PIX é parte de um processo que nós chamamos de democratização digital de meios de pagamento”.
Ele também falou de um projeto para simplificar a conversão de câmbio, cuja solução seria por meio de uma nova moeda.
“Lá na frente a gente enxerga todo um mundo muito mais digitalizado, inclusive com uma moeda digital”, disse, afirmando que já existe um projeto de simplificação dos processos de fechamento de câmbio.
PIX não será adiado
A reunião, contudo, foi pautada na aproximação da data de lançamento da solução PIX em meio à pandemia de coronavírus, considerando o cronograma já estabelecido. Segundo Campos Neto, “o lançamento — em 16 de e novembro — não será adiado”.
Foi tratado também sobre o prazos para as instituições entregarem suas documentações ao BC. À parte, foi anunciado um acordo de cooperação técnica com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Com o acordo, tanto o processo de pagamento quanto o de religamento de energia elétrica deverá ser mais rápido. Outro ponto, comentou o presidente, é a economia que mudanças como essa podem trazer à Agência.
“Nós entendemos que são esses acordos que vão sedimentar a base para o PIX crescer de forma estável”.
Resposta às criptomoedas
No início do ano, Roberto Campos Neto afirmou que o PIX era uma resposta ao aumento da popularidade do bitcoin e outras criptomoedas.
“Se pensarmos em termos de bitcoin e criptomoedas, elas nascem destas necessidades, destas características. E o PIX é a nossa resposta a este sistema”, disse na ocasião.
O post “Barato, rápido e seguro”, diz presidente do Banco Central sobre PIX e criptomoedas apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.