Bank of America vê pontos positivos na adoção de Bitcoin por El Salvador

Um relatório do Bank of America lista alguns benefícios potenciais para El Salvador, que trabalha para implementar o Bitcoin em sua economia.

Um analista do Bank of America disse que a decisão de El Salvador de adotar o Bitcoin estava correta em um relatório de perspectiva econômica. O perfil oficial do governo de El Salvador no Twitter publicou uma captura de tela de um relatório do Bank of America, apontando para a declaração de aprovação mencionada.

O relatório, divulgado no dia 26 de julho, fala sobre o ponto de vista econômico geral de El Salvador, e a seção em questão fala extensivamente sobre as oportunidades em remessas, digitalização e operações comerciais. O autor acredita que a adoção do bitcoin pode ajudar em todos esses aspectos da economia.

Ele observa que as remessas constituem uma parte substancial do PIB do país, em 24%. O Bitcoin é bem conhecido por sua capacidade de reduzir custos e usá-lo como um intermediário para transações internacionais pode economizar muito dinheiro lá. Isso daria aos cidadãos uma parcela maior de cada dólar que é transmitido.

Talvez o mais importante, o relatório afirma que a maioria dos El Salvadorenhos não tem uma conta bancária – mais de 70% – então um sistema baseado em Bitcoin os puxaria para a economia. Este é um dos benefícios mais elogiados da criptomoeda, ou seja, bancar os sem-banco, de modo que a digitalização pode se beneficiar muito.

Quando se trata do cenário mais amplo, o autor diz que a adoção do Bitcoin pode impulsionar os fluxos de investimento estrangeiro direto (IED) para o país, incluindo plataformas de pagamentos, mineradores de Bitcoin, fabricantes de caixas eletrônicos, entre outras. Isso pode impulsionar o crescimento do país no longo prazo, ao mesmo tempo que visa atrair empresários para fazer o mesmo.

Autoridades continuam duvidando da decisão de El Salvador

Enquanto El Salvador está avançando resolutamente com seus planos de implementar o bitcoin na economia, algumas figuras proeminentes dentro e fora do país estão questionando a decisão. Tornar o Bitcoin curso legal é uma grande mudança para um país e é um desenvolvimento sem precedentes que pode ter um impacto enorme, tanto bom quanto ruim.

O Fundo Monetário Internacional disse que a decisão vem com uma série de questões macroeconômicas e jurídicas. Em contrapartida, o ministro das finanças do país afirmou que isso trouxe muitos desafios, mas o presidente Bukele tomou medidas para garantir que o Bitcoin seja adotado o mais rápido possível, com uma carteira marcada para lançamento em setembro.

O governo também planeja usar energia vulcânica para apoiar a indústria de mineração. Este é um plano um tanto ambicioso e ainda não houve atualizações, mas sinaliza a forte intenção do governo no poder.

O artigo Bank of America vê pontos positivos na adoção de Bitcoin por El Salvador foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.

Você pode gostar...