Bancos centrais de Lituânia e Hong Kong emitem alerta contra Binance

Os bancos centrais da Lituânia e de Hong Kong emitiram declarações de advertência contra a Binance.

O Banco da Lituânia alertou a Binance sobre seus serviços de investimento não licenciados no país. Ele ordenou à empresa que assegurasse que suas informações publicamente disponíveis não fossem enganosas. Enquanto isso, o BC de Hong Kong está mais preocupado com as ofertas de tokens de ações feitas pela exchange.

Banco da Lituânia emite aviso

No comunicado, o Banco da Lituânia observou que os serviços relacionados a criptoativos não são regulamentados ou supervisionados. Tendo avaliado as informações disponíveis publicamente, a instituição avaliou a Binance como uma exchange de moedas digitais e uma operadora de carteiras de moedas digitais.

No entanto, ele alertou a empresa que alguns de seus serviços de investimento não são licenciados. Por exemplo, a Binance permite que seus clientes invistam em instrumentos financeiros derivativos relacionados a criptoativos.

De acordo com a lei do país, esses meios são considerados instrumentos financeiros, para os quais os serviços devem ser licenciados. A autoridade disse que monitoraria quaisquer atividades não licenciadas no país e interromperia a prestação de tais serviços caso encontrado.

Hong Kong vê problemas com ações tokenizadas

Enquanto isso, a Securities and Futures Commission (SFC) de Hong Kong disse estar preocupada com o fato de que os tokens de ações que a Binance estava oferecendo para seus investidores. A SFC advertiu que nenhuma entidade do grupo Binance está licenciada ou registrada para realizar “atividades regulamentadas” no país.

De acordo com as autoridades, os tokens de ações são provavelmente considerados “títulos” de acordo com a Securities and Futures Ordinance (SFO). Se assim for, estão sujeitos ao mandato regulamentar do SFC. O órgão também alertou que, como os tokens de ações são considerados “títulos”, eles também exigem o licenciamento adequado.

Últimos problemas da Binance

Por enquanto, as entidades de Hong Kong não deverão mais se preocupar com as ações tokenizadas. Hoje cedo, a Binance anunciou que deixaria de comercializar essas modalidades de ativos. No entanto, a exchange acrescentou que eles continuariam a disponibiliza-los até outubro deste ano. Nesse ponto, todos os clientes que continuarem a manter esses tokens serão excluídos de suas posições.

Esta notícia vem após a Binance ser impedida de atuar na Itália por decisão dos reguladores do país. Isso, por sua vez, veio depois que o próprio regulador financeiro do Reino Unido fechou a porta para as atividades da exchange em seu país.

O artigo Bancos centrais de Lituânia e Hong Kong emitem alerta contra Binance foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.

Você pode gostar...