Banco da Suíça começa a oferecer negociação e custódia de Bitcoin e Ethereum
O Zürcher Kantonalbank (ZKB), um dos maiores bancos da Suíça, começou a oferecer negociação e custódia de Bitcoin e Ethereum, as duas maiores criptomoedas do mercado. O anúncio foi publicado nesta quarta-feira (4).
Segundo Alexandra Scriba, chefe de Clientes Institucionais e Multinacionais do ZKB, a chegada das criptomoedas é uma demanda por partes dos clientes do banco.
“Como um banco universal, temos o compromisso de atender nossos clientes em questões financeiras relevantes para eles, permitindo que, além de valores mobiliários tradicionais, eles também possam negociar criptomoedas conosco”, destacou Scriba.
A executiva afirma que o ZKB acredita que os ativos digitais ganharão importância nos próximos anos. Ou seja, espera-se que essa demanda já existente continue aumentando.
ZKB começará com Bitcoin e Ethereum, mas poderá expandir oferta de moedas
Apesar de começar a oferecer serviços de custódia e negociação de criptomoedas apenas agora, o Zürcher Kantonalbank (ZKB) destaca que não é nenhum recém-chegado no mercado. Isso porque o banco suíço já era participante da SIX Digital Exchange (SDX), uma das primeiras plataformas de negociação digital totalmente regulamentada do mundo.
Embora existam milhares de criptomoedas, o ZKB escolheu começar com as duas maiores, mas diz estar preparado para atender novas exigências dos clientes.
“Existem muitas criptomoedas diferentes. Nos limitamos às mais populares, ou seja, Bitcoin e Ethereum.”
“Estas são, de longe, as criptomoedas mais importantes, tanto em termos de número de transações quanto de valor de mercado”, destacou Alexandra Scriba, executiva do ZKB. “Bitcoin e Ethereum podem ser negociados e custodiados com segurança. Dependendo do desenvolvimento das necessidades dos clientes, examinaremos a possibilidade de expandir a oferta.”
Hoje essas duas moedas representam 56,2% e 14,6%, respectivamente, do valor total do mercado de criptomoedas, atualmente em US$ 2 trilhões.
De qualquer forma, o banco destaca que seus serviços também atenderão outros bancos que desejam entrar no mundo das criptomoedas. Em outras palavras, também funcionará como B2B (negócio para negócio).
Banco suíço diz que segurança e praticidade são essenciais na compra e venda de criptomoedas
Falando de bancos, muitos acreditam que existam limitações de horários de funcionamento, algo que iria contra a ideia das criptomoedas, que funcionam 24/7. No entanto, o Zürcher Kantonalbank (ZKB) destaca que seus clientes poderão negociar Bitcoin e Ethereum a qualquer hora do dia.
“As ordens de criptomoedas feitas através do ZKB eBanking ou ZKB Mobile Banking são executadas imediatamente”, destacou a executiva do banco, notando que a regra só não vale “se a ordem de negociação for feita por outro canal, como por telefone”.
“O Zürcher Kantonalbank oferece aos seus clientes tudo de forma integrada: a negociação, a custódia e uma visão geral completa de todos os valores tradicionais e digitais.”
Finalizando, Scriba ressalta que “a custódia segura sempre foi nossa prioridade”, sendo seus serviços uma boa opção para quem não quer lidar com chaves privadas e autocustódia.
Embora o Bitcoin tenha nascido com uma ideia de ser um concorrente aos serviços financeiros tradicionais, é cada vez mais comum que bancos e outras instituições do tipo adotem a criptomoeda em seus serviços. Como diz o ditado, se não pode vencê-lo, junte-se a ele.
Fonte: Banco da Suíça começa a oferecer negociação e custódia de Bitcoin e Ethereum
Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.