Banco da Inglaterra não se opõe a CBDC, diz executivo

Um funcionário do Banco da Inglaterra disse que o desenvolvimento de uma moeda digital do banco central (CBDC) estaria de acordo com a diretiva do banco central.

O diretor executivo de mercados do Banco da Inglaterra, Andrew Hauser, reconheceu que uma CBDC seria compatível com as operações do banco central. Ele acrescentou também que seria o primeiro novo tipo de passivo do banco central em séculos. “O cachorro pode ser velho, mas ainda pode fazer novos truques”, disse Hauser antes de uma discussão organizada pelo Federal Reserve Bank de Nova York.

O banco central da Inglaterra já considera as reservas em libras esterlinas que os bancos comerciais mantêm como uma forma de moeda digital. Um CBDC completo forneceria, portanto, uma forma mais ampla de acesso público a esse sistema, o que poderia reduzir o papel dos bancos nos pagamentos diários. O BoE disse anteriormente que qualquer CBDC seria equivalente em valor às notas de libra esterlina e não substituiria o dinheiro.

“Por si só, as considerações do balanço patrimonial obviamente não apresentam nenhum argumento de ‘redline’ contra a adoção da CBDC”, disse Hauser.

“O uso do balanço do banco central para fornecer dinheiro transacional apoiado pelo Estado é uma de nossas funções mais antigas.”

Considerações sobre CBDC

Embora o BoE ainda não tenha feito nenhum anúncio formal sobre o desenvolvimento oficial de uma CBDC, firmou uma parceria com a Iniciativa de Moeda Digital (DCI) do Massachusetts Institute of Technology Media Lab no início de 2022. A parceria está se concentrando na exploração de possíveis desafios técnicos, compensações, oportunidades e riscos envolvidos no projeto de um sistema CBDC.

Após o incentivo do chanceler do Tesouro Rishi Sunak, ministro das Finanças do país, sobre um possível ‘Britcoin’, espera-se que o BoE considere a emissão de uma moeda centralizada ainda este ano.

Muitos bancos centrais ocidentais foram motivados a desenvolver um CBDC para combater a perspectiva de uma grande empresa de tecnologia criar sua própria forma de pagamento digital. Esse desvio do sistema financeiro regulamentado levantou preocupações sobre privacidade e estabilidade financeira. Hauser enfatizou que qualquer empresa que considere isso deve esperar ser regulamentada com os mesmos padrões de um banco.

O artigo Banco da Inglaterra não se opõe a CBDC, diz executivo foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.

Você pode gostar...