Banco Central do Peru estuda lançar CBDC próprio
O governo do Peru admitiu que está trabalhando em seu próprio CBDC, seguindo o rastro de países vizinhos como México e Brasil.
O Banco Central de Reserva do Peru (BCRP) está desenvolvendo uma moeda digital de banco central (CBDC), de acordo com comentários do presidente da instituição, Julio Velarde. Durante a conferência de negócios CADE 2021, ele disse:
“Temos trabalhado em uma moeda digital […] Participamos de muitos projetos com vários bancos centrais. […] Não seremos os primeiros porque não temos recursos para ser os primeiros nem para enfrentar os riscos. Mas não queremos ser deixados para trás. “
Em relação à colaboração de diversos bancos centrais, Velarde passou a detalhar alguns membros dessa associação de instituições internacionais, nomeando o Banco Central da Índia e o de Cingapura como parceiros.
Embora Velarde tenha confirmado que o Peru está trabalhando em seu próprio CBDC, ele não detalhou muitos detalhes. Durante a palestra, ele mostrou sua perspectiva sobre o futuro do mundo das finanças:
“O sistema de pagamentos que vamos ter daqui a 8 ou 10 anos no mundo vai ser completamente diferente do atual. […] O sistema financeiro provavelmente será muito diferente ”.
Desenvolvimento de CBDCs na América Latina
O presidente do Banco Central do Peru confirmou que está seguindo o caminho global e também da América Latina no desenvolvimento de CBDCs.
No continente latino existem vários países com projetos semelhantes que servem de referência para o país peruano. México e Brasil seriam os casos mais fortes, com projetos desenvolvidos e com uma extensa população. No entanto, países menores como o Uruguai também têm sido incentivados.
Em outubro de 2020, a América Central tornou-se pioneira no segmento CBDC, ao ver as Bahamas serem coroadas como o primeiro país do mundo a lançar oficialmente seu próprio CBDC, o Sand Dollar.
O artigo Banco Central do Peru estuda lançar CBDC próprio foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.