Bancos da Austrália recusam parceria com empresas cripto

Dois importantes credores da Austrália rejeitaram as críticas à sua decisão de não fazer negócios com empresas de criptomoedas.

Na manhã de quinta-feira (9), dois dos maiores bancos da Austrália ignoraram as críticas por se recusarem a manter relações comerciais com fornecedores de criptomoedas. O Banco Nacional da Austrália (NAB/NAB.AX) e o Westpac (WBC.AX) receberam a reação negativa de que suas decisões prejudicam a concorrência e, em última análise, o crescimento da indústria.

Muitas instituições financeiras australianas adotam a mesma postura contra criptomoedas. Recentemente, um negociante de bitcoin australiano supostamente foi rejeitado por mais de 90 bancos em todo o país. O ato de “debanking” – descontinuar os serviços a um cliente – é desenfreado no país neste momento.

Especula-se que esse ato dê tempo aos bancos. Ao fazer isso, eles podem se posicionar para obter vantagens de mercado, embora isso seja puramente especulação de comerciantes de criptomoedas locais.

Da mesma forma, a bolsa de valores australiana, a ASX Ltd. (ASX.AX), não permite listagens relacionadas a criptomoedas. Portanto, qualquer empresa de criptomoedas australiana deve ser listads em mercados públicos no exterior, como a Nasdaq.

No entanto, o presidente-executivo do NAB, Ross McEwan, disse que criptomoedas são uma “questão emergente” que eles estão de olho. Ele disse que o status de relacionamento deles com ao mercado cripto está sendo examinado, se é que deveria haver um. “Temos que ver para onde vai a criptomoeda, junto com o banco de reserva e os reguladores. E qual é o risco dentro do banco de lidar com fornecedores de criptomoedas também”.

Austrália pesa o risco

Apesar de as taxas de adoção de criptomoedas relativamente altas da Austrália, que superam os EUA e o Reino Unido, ainda há hesitação. Os bancos não têm políticas específicas que excluem clientes relacionados a criptomoedas. No entanto, eles não os atendem. De acordo com McEwan, se houver lucro envolvido e risco tolerável, a situação pode ser diferente.

O executivo-chefe da Westpac, Peter King, disse que há muitos riscos com o anonimato das criptomoedas. Torna-se “muito difícil” alinhar-se com as regras do banco de combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.

No início de 2021, os legisladores australianos começaram sua própria exploração de políticas cripto-legais. Antes disso, eles reprimiram 600.000 detentores de criptomoedas para fins de tributação.

À medida que governos em todo o mundo implementam regulamentações de criptomoedas, as autoridades australianas certamente seguirão o exemplo ou reprimirão a inovação no setor.

O artigo Bancos da Austrália recusam parceria com empresas cripto foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.

Você pode gostar...