CEO do Baidu, Robin Li, diz que mais de 70 modelos de IA já foram lançados na China
O CEO da gigante tecnológica chinesa Baidu disse que, desde que os novos regulamentos de IA da China entraram em vigor, mais de 70 modelos de IA foram lançados na China com mais de mil milhões de parâmetros.
Robin Li, CEO da empresa de tecnologia chinesa Baidu, afirmou em 5 de setembro que mais de 70 modelos de inteligência artificial (IA) foram lançados no país, de acordo com uma reportagem da Reuters.
Li comentou que os mais de 70 modelos de linguagem de IA que foram lançados foram criados com mais de 1 bilhão de parâmetros, o que tecnicamente os qualifica como modelos amplos de linguagem (LLMs).
Atualmente, alguns dos maiores LLMs do mercado incluem o Llama da Meta, lançado no início deste ano, contendo 65 bilhões de parâmetros, e o Chat GPT-4 da OpenAI, que não divulgou publicamente seus parâmetros, mas rumores indicam que tenha mais de 170 trilhões.
Os parâmetros são importantes quando se trata de LLMs, porque um aumento no número de parâmetros significa que o modelo é capaz de capturar mais detalhes nos dados. Isso ajuda os modelos a ter um desempenho melhor.
A Baidu, uma proeminente desenvolvedora de IA e provedora de serviços de internet na China, lançou a versão mais recente de seu chatbot Ernie para o público em 30 de agosto. Foi uma das primeiras empresas a lançar chatbots para uso público após a promulgação das novas leis de IA da China.
De acordo com Li, a versão mais recente do chatbot da Baidu, Ernie 3.5, está equipada com uma velocidade de processamento duas vezes maior que a versão anterior e uma eficiência melhorada em 50%. Ele também revelou que a empresa planeja lançar uma versão mais recente no “futuro próximo”.
No início deste verão, em 3 de agosto, o gigante chinês de comércio eletrônico e tecnologia Alibaba lançou dois novos modelos de IA que são de código aberto e dizem rivalizar com o Llama 2 da Meta.
O governo chinês recentemente promulgou e implementou suas leis de IA. Anteriormente, as empresas podiam realizar testes em pequena escala de seus produtos de IA, que, de acordo com as novas regras, ampliaram o tamanho dos testes e permitiram mais recursos.
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