Bahamas fica em primeiro lugar no desenvolvimento de um CBDC de varejo, de acordo com a PwC
Países como Bahamas e Tailândia estão na vanguarda do desenvolvimento do CBDC, de acordo com um novo relatório de pesquisa.
Uma nova classificação de moedas digitais do banco central ou CBDCs, coloca as Bahamas no topo da tabela de classificação em termos de aplicação voltada para varejo – oferecendo um vislumbre importante na corrida para emitir criptomoedas apoiadas pelo governo.
Em CBDC Index de 2021, a empresa de consultoria global PwC pesquisou o nível de maturidade do banco central na implantação de criptomoedas com base em dois fatores: aplicativos de varejo e aplicativos interbancários. Os aplicativos de varejo referem-se a CBDCs que podem ser mantidos e negociados diretamente por indivíduos e empresas na forma de dinheiro digital. Os CBDCs interbancários ou de atacado, por sua vez, são restritos às principais instituições financeiras para liquidação.
“Mais de 60 bancos centrais já entraram na corrida pela moeda digital do banco central, disse Benoit Sureau, um parceiro da PwC para a região da França e Magrebe. Ele descreveu os CBDCs como um “divisor de águas” que fornecerá “acesso a soluções alternativas de pagamento para cidadãos e empresas …”
A classificação do varejo CBDC deu às Bahamas uma pontuação de 92 em 100, liderando todos os outros países. O Camboja ficou em um distante segundo lugar com 83, seguido pela China Continental (75) e pela Ucrânia (71).
As Bahamas tiveram uma pontuação favorável devido à implementação bem-sucedida de seu chamado Sand Dollar em outubro de 2020. Apoiado pelo Banco Central das Bahamas, o Sand Dollar é uma versão digital da moeda nacional emitida por instituições financeiras autorizadas, ou AFIs. Como observa a PwC:
“Todos os residentes podem acessar a carteira digital por meio do aplicativo móvel ou de um cartão de pagamento físico. Os registros coletados durante as operações diárias, como informações de receitas e despesas, podem servir de suporte para aplicativos de microcréditos ”.
Como o Cointelegraph relatou recentemente, o Sand Dollar está se aproximando do lançamento comercial após alcançar a interoperabilidade total entre vários provedores de carteira.
Embora a China continental tenha começado a desenvolver seu CBDC de varejo em 2014, o país não conseguiu quebrar os dez primeiros, de acordo com a PwC.
A maturidade do projeto para CBDCs interbancários está sendo liderada pela Tailândia e Hong Kong, que alcançaram uma pontuação de 80 em 100. Cingapura é o terceiro com uma pontuação de 75, seguido pelo Canadá (69), Reino Unido (68) e França ( 64). A Tailândia está de olho no desenvolvimento do CBDC desde pelo menos 2018, tendo alcançado um protótipo de sucesso no ano seguinte.
Leia mais: