Auxílio emergencial faz PicPay registrar 18 milhões de novos usuários durante pandemia
O serviço de pagamentos e carteira digital PicPay cresceu exponencialmente durante a pandemia, registrando aproximadamente 18 milhões de novos usuários neste período. As informações são do jornal O Globo.
O segundo trimestre de 2020, diz o texto, rendeu mais de 12 milhões de downloads do aplicativo em todas as plataformas e o faz atingir o marco de 24,3 milhões de usuários no mês de junho. Hoje o aplicativo possui cerca de 30 milhões de usuários.
O PicPay se tornou uma das maneiras mais populares de acessar o auxílio emergencial do Governo Federal. Os beneficiários sofrem com um grande tempo de espera para que o dinheiro depositado em suas contas poupança da Caixa seja liberado para transferência para outros bancos.
Contudo, o aplicativo Caixa Tem oferece a opção de pagamentos de contas e boletos, e o PicPay oferece a opção de depósito em sua carteira virtual através de boletos. Usuários então recorreram à carteira virtual para driblar o prazo de liberação de transferências e ter acesso livre antecipado ao auxílio emergencial.
Crescimento da fintech
Considerado o maior aplicativo de pagamentos no Brasil, o PicPay é uma fintech e start-up criada em Vitória, Espírito Santo, em 2012. Aproximadamente R$ 1,2 bilhão é movimentado em transações no aplicativo a cada mês, são mais de 1400 colaboradores em Vitória e em São Paulo e o serviço já é aceito em mais de 2,5 milhões de estabelecimentos em todo o Brasil, conforme afirma a empresa.
O crescimento repentino do Pic Pay durante a pandemia não foi causado somente por sua funcionalidade em resgatar o auxílio emergencial. A fintech também deu início neste ano a uma estratégia de marketing mais robusta e ousada, se tornando uma das principais patrocinadoras do reality show mais popular do Brasil, o “Big Brother Brasil”, da TV Globo.
Além disso, o aplicativo também fechou parcerias com os governos de São Paulo e Duque de Caxias para oferecer acesso aos vales-merenda emergenciais.
Problemas no PicPay
O crescimento exponencial do PicPay também trouxe problemas à empresa. No início de junho, a empresa foi notificada pelo Procon-SP por problemas relatados em redes sociais quanto à arrecadação para o projeto “Mães da Favela”, realizada em maio passado em favor da Cufa (Central Única das Favelas).
Meses antes, conforme levantamento do Portal do Bitcoin, o número de problemas no site Reclame Aqui havia explodido. As críticas à fintech nos primeiros 25 dias do mês chegaram a 6840 queixas — o que representava, na época, 62,8% de todas reclamações dos últimos seis meses.
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