Autorregulação no Japão quer apertar regras de alavancagem para Exchanges

Notícias do Bitcoin Brasil

A Associação Japonesa de Corretagem de Moedas Virtuais (Japan Virtual Currency Exchange Association – JVCEA) quer restringir as margens de alavancagem nas operações de seus membros, conforme reportou a Cointelegraph nesta quarta-feira, em um novo passo para autorregulação no Japão.

Operações alavancadas são aquelas realizadas por meio de um empréstimo da corretora ao investidor, permitindo que este transacione mais ativos do que poderia por conta própria.

Atualmente, não há limites para estas operações. A Associação quer que os investidores possam comprar ou vender somente quatro vezes o que possuem no momento da transação. A ideia por traz das operações alavancadas é multiplicar o retorno do investimento. No entanto, os possíveis prejuízos também aumentam na mesma medida.

Esta já é uma preocupação dos reguladores oficiais dos mercados financeiros, onde as corretoras não podem permitir que seus clientes invistam uma quantidade de dinheiro muito acima daquilo que possuem. A ideia é evitar a assunção ilimitada de riscos pelos investidores e pelas corretoras, reduzindo o risco sistêmico.

De acordo com o site Jiji.com, a Associação afirmou que pretende “prevenir que os investidores sofram muitas perdas por conta de flutuações repentinas nos preços de moedas virtuais”.

A JVCEA é uma entidade muito recente (fundada no início deste ano) e ainda está tentando estabelecer a sua autoridade e testando a efetividade das suas propostas. Em junho desse ano, a Associação anunciou um pacote de regras voluntárias que seria disponibilizado aos seus membros. O seu principal objetivo é promover a confiança no ambiente das criptomoedas no Japão.

Porém, uma semana após o anúncio, a JVCEA perdeu dois de seus membros depois que as corretoras de cada um deles recebeu exigências da Agência de Serviços Financeiros do Japão (FSA).

Caso ganhem o apoio das corretoras, as novas regras de alavancagem deverão ser efetivadas dentro de um mês.

________________________________________________________________________________________________

Pedro Duarte Pinho, estudante de direito da Universidade de São Paulo é membro do CEM – Centro de Estudos do Mercado Financeiro e de Capitais

________________________________________________________________________________________________

O post Autorregulação no Japão quer apertar regras de alavancagem para Exchanges apareceu primeiro em Bitcoin Brasil.

Você pode gostar...