Autoridades nos EUA pedem que bancos relatem atividades com criptomoedas

A Corporação Federal de Seguros de Depósitos dos EUA (FDIC) solicitou que os bancos sob sua jurisdição a notifiquem sobre quaisquer atividades relacionadas a criptomoedas.

Em uma carta publicada em seu site, o regulador federal pediu que os bancos forneçam qualquer informação “que permita à agência avaliar as implicações de segurança e solidez, proteção ao consumidor e estabilidade financeira de tais atividades”.

Além de fornecer detalhes sobre as atividade, o FDIC também solicitou uma proposta de cronograma para tais atividades. A instituição disse que revisaria as informações ao recebê-las e forneceria feedback de supervisão apropriado.

Na carta, o FDIC afirmou apoiar as inovações, condicionando sua segurança, conformidade com os regulamentos e justiça para os consumidores. No entanto, o regulador expressou preocupação em relação as criptomoeda, pois sua experiência nesse setor é limitada, dada a velocidade com que esses ativos se desenvolveram. O regulador deseja com isso entender de maneira abrangente seus riscos.

Assim, o FDIC disse que “as instituições depositárias seguradas enfrentam riscos ao gerenciar efetivamente a aplicação de leis e regulamentos de proteção ao consumidor para atividades novas e em mudança relacionadas a criptomoedas”.

Além disso, o regulador acredita que as atividades relacionadas a criptomoedas também apresentam riscos significativos de segurança para os consumidores e podem, em última análise, ameaçar a estabilidade financeira. O FDIC alertou que a confusão em torno dos ativos cripto por parte dos consumidores pode levar a interrupções, como uma “corrida” nos ativos financeiros de uma empresa.

  • Ficou com alguma dúvida? O BeInCrypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
  • Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!

Prioridade em relação a criptomoedas

Em fevereiro, o FDIC listou a avaliação dos riscos oriundos de criptomoedas como uma de suas principais prioridades para o ano.

Em sua avaliação, o regulador havia declarado anteriormente que a rápida integração de ativos digitais no sistema financeiro poderia representar riscos significativos para sua segurança. Ele acrescentou que os bancos devem considerar cuidadosamente os riscos representados por esses produtos antes de se envolverem em atividades relacionadas a este mercado.

“Na medida em que essas atividades possam ser conduzidas de maneira segura e sã, as agências precisarão fornecer orientações robustas ao setor bancário sobre o gerenciamento de riscos prudenciais e de proteção ao consumidor gerados pelas atividades de criptomoedas”, diz o comunicado.

O artigo Autoridades nos EUA pedem que bancos relatem atividades com criptomoedas foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.

Você pode gostar...