Autoridades dos EUA discutem regulação de stablecoins
Diversos integrantes do governo dos EUA, incluindo a secretária do Tesouro, Janet Yellen, discutiram a regulamentação de stablecoins, dizendo que as recomendações seriam publicadas nos próximos meses.
Os Estados Unidos, assim como diversos países do mundo, parecem estar cada vez mais empenhados em regulamentar as stablecoins. A secretária do Tesouro, Janet Yellen, que já comentou sobre a regulamentação do mercado de criptomoedas, disse aos reguladores na segunda-feira (19) que é preciso agir rapidamente para regulamentar as stablecoins. Yellen falou no Grupo de Trabalho do Presidente sobre Mercados Financeiros, no qual compareceram várias outras figuras de autoridade.
Na audiência, os participantes discutiram o rápido crescimento do setor, seus benefícios e riscos, a estrutura atual e a emissão de recomendações para cobrir quaisquer lacunas potenciais. Os reguladores dos EUA devem publicar recomendações relacionadas a stablecoins nos próximos meses, de acordo com o aviso divulgado pelo Tesouro Americano.
Outros integrantes de órgãos reguladores também discutiram a regulamentação das stablecoins. Na semana passada, o presidente do FED, Jerome Powell, disse que uma moeda digital do banco central (CBDC) poderia reduzir a necessidade desta classe de moedas, recomendando também uma estrutura para o grupo de ativos.
O professor de Yale e procurador do Federal Reserve também publicou um artigo recomendando a supervisão das stablecoins. Chamando essas moedas de “gatos selvagens”, ele afirma que elas poderiam resultar em riscos sistêmicos, e pediu que os seus emissores fossem regulamentados como bancos.
Os governos possuem preocupações com stablecoins por causa da violação potencial da soberania das moedas nacionais. Órgãos reguladores em todo o mundo, tanto nacionais quanto globais, fizeram comentários nesse sentido, pedindo uma estrutura – e em alguns casos até regulando esses ativos como os bancos.
Regulamentação de stablecoins pode vir em breve
O aumento no foco da regulamentação das stablecoins tem sido particularmente aparente nos últimos meses. Sem dúvida, isso ocorreu por causa da recente explosão dominante das criptomoedas, já que o setor se tornou muito difícil de ser ignorado pelos reguladores.
Reguladores nos EUA e na União Europeia falaram sobre regulamentação em um fórum conjunto em março, onde a secretária Yellen disse que os CBDCs poderiam ajudar as pessoas sem banco. Funcionários do Banco da Inglaterra e do Banco do Japão têm sido um pouco mais complacentes com o mercado cripto, mas ainda mostram algum ceticismo em relação a esses ativos.
Os CBDCs parecem ser a forma como os governos pretendem conter o crescimento das stablecoins, além da regulamentação. Ainda não se sabe como isso vai acontecer em um mercado descentralizado – usuários da comunidade cripto se opuseram à ideia, especialmente à tentativa de regular emissores assim como bancos. Especificamente, eles dizem que essa regulamentação não seria aplicável a uma nova tecnologia como a das criptomoedas.
O artigo Autoridades dos EUA discutem regulação de stablecoins foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.