Reguladores australianos estão abertos a um ETF de Bitcoin com ‘regras especificamente projetadas’

Os reguladores de valores mobiliários disseram que estão abertos a um ETF Bitcoin, desde que os investidores estejam protegidos por regras adequadas.

A Australian Securities and Investments Commission (ASIC) esclareceu sua posição em relação aos fundos negociados em bolsa (ETF) vinculados ao Bitcoin (BTC).

De acordo com um relatório de 12 de fevereiro da Australian Financial Review, a comissão abordou o assunto após rejeitar anteriormente uma iniciativa de ETF Bitcoin da empresa local Cosmos Capital.

De acordo com o relatório, o CEO da Cosmos, James Manning, afirmou que a ASIC “tem uma política – que eles não divulgaram – que diz que eles não querem um produto negociado em bolsa, um MIS, listado em uma bolsa”.

No entanto, a comissária do ASIC Cathie Armor disse ao comitê seleto do Senado na sexta-feira, que um ETF Bitcoin é possível, desde que existam regras apropriadas no mercado em que é negociado:

“Para que qualquer produto seja cotado nos mercados de câmbio da Austrália, o mercado específico precisa ter regras que facilitem a cotação dos produtos […] Nem todos os mercados têm regras que façam isso. […] Esses produtos podem ser disponibilizados aos australianos por meio de um regime de esquema de investimento gerenciado e os australianos podem investir nesses produtos dessa forma. ”

Armor disse que um Bitcoin ETF pode se enquadrar nas Regras AQUA da Australian Securities Exchange, que são projetadas especificamente para esquemas de investimento como fundos administrados, ETFs e outros produtos.

Armour observou que a National Stock Exchange of Australia, na qual Cosmos tentou listar seu produto, não possui tais regras.

O CEO da Australian Securities Exchange, Dominic Stevens, disse que a ASX adotou uma abordagem cautelosa em relação aos produtos relacionados às criptomoedas, mas está considerando-os. “O mundo do bitcoin mudou desde a última corrida, e meu instinto é dominado por mais atividades corporativas e instituições”, disse ele.

Steve Vallas, chefe da Blockchain Association of Australia, disse ao Cointelegraph que a mudança nas atitudes dos reguladores representa um sinal importante para a adoção das criptomoedas no país:

“O primeiro passo para a adoção […] é a comunicação aberta e uma disposição do governo para discutir a oportunidade, implicações e riscos associados à listagem de produtos como um ETF. A mensagem transmitida pela ASIC é um sinal muito importante para o setor e uma boa notícia para todos os envolvidos no setor. ”

A Cosmos Capital agora está planejando listar seu Bitcoin ETF no ASX, que poderia se tornar o primeiro ETF da Austrália vinculado ao Bitcoin. Cosmos não respondeu imediatamente ao pedido de comentário do Cointelegraph.

LEIA MAIS:

 

Você pode gostar...