Aumento dos juros no Japão pode alavancar o Bitcoin, diz ex-Goldman Sachs

Raoul Pal, CEO da Real Vision e ex-Goldman Sachs, acredita que o Bitcoin pode se beneficiar do aumento das taxas de juros no Japão. Nesta quarta-feira (31), o Banco Central japonês elevou os juros em 0,25%, contrariando a tendência vista em outros países do mundo.

O motivo para o Japão estar tomando essa medida é o enfraquecimento de sua moeda. Afinal, enquanto quase todos países do mundo subiram os juros nos últimos anos, o país asiático manteve uma taxa negativa até onde pode, em março desse ano.

Dado isso, muitos investidores realizaram o chamado “carry-trade” durante esse período, pegando empréstimos em iene para comprar títulos de outros países, incluindo dos EUA. Isso causou uma alta no dólar, e outras moedas, frente à moeda japonesa.

Dólar americano valorizou 46% em relação ao iene japonês. TradingView.
Dólar americano valorizou 46% em relação ao iene japonês. TradingView.

Conforme diversos países já estão realizando cortes nos juros e outros se preparando para isso, a tendência é que o iene volte a se valorizar.

Raoul Pal acredita que isso será ótimo para o Bitcoin

Por um entendimento básico da economia, muitos investidores acreditam que um aumento na taxa de juros no Japão pressione o Bitcoin. Afinal, a economia japonesa, quarta maior do mundo, estará mais limitada para investimentos em ativos de risco.

No entanto, o ex-Goldman Sachs Raoul Paul nota que isso pode não ser uma verdade. Como exemplo, ele cita dois exemplos recentes desse movimento.

“Contrariando as opiniões populares no X, nas últimas 2 vezes em que o BoJ (Banco Central do Japão) fortaleceu intencionalmente o iene (2016/2022), os ativos de risco subiram, pois um dólar mais fraco e a intervenção do BoJ representam um afrouxamento das condições financeiras e uma injeção líquida de liquidez. Isso também ajuda a China. Vamos ver…”

Outro que está querendo enfraquecer o dólar é Donald Trump, candidato à presidência dos EUA. A razão seria a impulsão das importações para reduzir o atual déficit comercial.

Portanto, o Bitcoin pode estar sendo visto como um bom investimento tanto no curto prazo, por conta da política monetária japonesa, bem como no médio prazo caso Trump seja eleito e cumpra seu plano.

Fed mantém taxa de juros

Também nesta terça-feira (31), o Banco Central dos EUA manteve as taxas de juros entre 5,25% a 5,5%. Tal decisão já era esperada pelo mercado. No entanto, também espera-se que o Fed realize entre um a dois cortes até o final de 2024.

“É assim que servimos o povo americano”, disse Jerome Powell, presidente do Fed. “Atingindo o nível máximo de emprego e estabilidade de preços.”

Seu pronunciamento pode ser assistido no vídeo abaixo.

Enquanto Powell fala ao vivo, o Bitcoin apresenta leves ganhos de 0,44%, ou seja, otimista que os cortes estão chegando, mas sem nenhuma euforia irracional.

Por fim, assim como todas moedas do mundo, o Bitcoin também é impactado por essas mudanças nas políticas monetárias de potências mundiais. Afinal, elas têm um grande poder na velocidade na qual o dinheiro gira.

Fonte: Aumento dos juros no Japão pode alavancar o Bitcoin, diz ex-Goldman Sachs

Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Você pode gostar...