Atualização do Monero pode ser um caso de ‘compre no boato, venda no fato’
A moeda de privacidade Monero teve um grande aumento de preço neste ano. Além disso, passou por uma atualização de software por meio de um hard fork e ainda deu aos usuários a possibilidade de fazer Atomic Swaps (trocas de criptomoedas em diferentes exchanges).
O aumento do preço do token Monero clama por atenção há semanas. Uma atualização planejada para o software parece ter, pelo menos parcialmente, alimentado a empolgação.
Em 17 de outubro, o Monero lançou a atualização do Oxygen Orion por meio de um hard fork. Essa atualização fornece uma série de correções de bugs, aprimora a segurança e melhora o desempenho da rede. Talvez o mais significativo desses recursos seja a atualização do CLSAG.
And the #Monero network has been upgraded!
Enjoy your 20% cheaper, lighter, and faster to verify private *by default* transactions #MoneroKeepsBuilding #CLSAG
— Seth Simmons (@sethisimmons) October 17, 2020
O CLSAG é uma atualização do MLSAG, o recurso de assinatura de anel do Monero. As assinaturas de anel são um dispositivo criptográfico popular usado em moedas de privacidade.
Essencialmente, o MLSAG é uma tecnologia de assinatura de anel que permite ao usuário proteger a identidade de uma transação misturando-a entre várias outras. Um terceiro não pode saber com certeza qual transação veio de onde, porque ela parecerá ter muitas assinaturas.
A atualização do CSLAG usa uma versão mais eficiente da tecnologia de assinatura de anel. Essas transações usarão menos memória e, portanto, serão mais rápidas em 10-20%, de acordo com o Monero. Além do mais, a atualização do CLSAG foi verificada e auditada.
O Monero também deve adicionar Atomic Swaps à sua blockchain, o que também pode ser visto como otimista pelos investidores.
The Monero Atomic Swaps CCS proposal has now been fully funded! #Monero #XMR #MoneroCCS https://t.co/46WHJa2KOD
— Monero Space (@MoneroSpace) October 16, 2020
Aumento do preço, queda do preço
O Monero viu um ganho de quase 400% desde março, com os últimos meses sendo particularmente lucrativos. A semana que terminou em 11 de outubro registrou um aumento de 23% no preço do Monero. Enquanto isso, a Zcash, outra moeda de privacidade, teve um salto de 17% no mesmo período.
Curiosamente, o preço do Monero caiu desde 12 de outubro, mesmo após a atualização (antecipada). Os ganhos de longo prazo, no entanto, ainda são bastante grandes.
Privacy coins such as Monero and ZCash have had a strong week, +23% and +17% pic.twitter.com/SOipbs5DjC
— skew (@skewdotcom) October 12, 2020
O dia 15 de outubro registrou um recorde histórico no volume de 24 horas do Monero, em mais de US $ 1 bilhão, de acordo com um membro ativo da comunidade Monero Trader. Alguns eventos parecem estar impulsionando o salto dos preços.
24h volume at all time highs. We reached over $1 billion USD in 24h volume. We averaged around $100 million USD last year. pic.twitter.com/9RaQb2dFVS
— Monero Trader (@monerotrader) October 15, 2020
Parte disso envolve regulamentação. O Procurador-Geral dos Estados Unidos e a Receita Federal do país norte-americano declararam que colocarão as criptomoedas sob um escrutínio mais intenso.
Além disso, o Departamento de Segurança Interna dos EUA recentemente afirmou ter sido capaz de desmascarar usuários do Monero, embora isso tenha sido questionado pela comunidade. Ainda assim, há uma recompensa de $625 mil para quem conseguir quebrar o Monero.
Embora a conversão segura do Monero em moeda fiat ainda seja um obstáculo à privacidade, alguns usuários provavelmente estão vendo a moeda da privacidade como um refúgio de impostos ou aplicação da lei.
Da mesma forma, nos Estados Unidos, três executivos da BitMEX foram recentemente acusados de operar ilegalmente uma exchange, e a China prendeu um executivo da OKEx por causa de uma possível fraude. Isso causou uma pausa nas retiradas da exchange.
O Monero também virou alvo da Europol, que afirmou que a moeda é frequentemente usada para atividades criminosas.
Com muitos governos se abrindo para a ideia de CBDC (sigla em inglês para Moedas Digitais do Banco Central), é razoável esperar uma quebra de criptografia.
O preço da privacidade
O velho ditado, “compre no boato, venda no fato”, parece aplicável com base nos últimos dias de negociação do Monero.
Alguns acham que o preço pode ser um retrocesso de uma corrida épica de touros.
If only 1 altcoin survives, it should be #Monero, as the perfect compliment to #Bitcoin… atomic swap in and out of privacy. https://t.co/DScMpUe47J
— ₿itSpiro.HODL (@BitSpiro) September 27, 2020
O usuário do Tradingview placton0168 demonstrou por meio de análises técnicas que o Monero está perdendo um suporte importante.
Enquanto isso, os Atomic Swaps permitirão transações entre blockchains, tornando mais simples as transações legais e ilegais para fiat ou Bitcoin.
No matter what shitcoin you like, make sure to get some #Monero. This thing will eat Bitcoin lunch! https://t.co/6guVtQjGEq
— Stay at home until THEY take your soul (@TodorSlavchev) October 17, 2020
Como a promessa de anonimato do Bitcoin está desaparecendo com o início da adoção convencional, os recursos de privacidade do Monero poderiam ser mais atraentes do que nunca.
O artigo Atualização do Monero pode ser um caso de ‘compre no boato, venda no fato’ foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.