As métricas da Ethereum sugerem que a ETH ainda está subvalorizada
À medida que o Ethereum comemora seus cinco anos de aniversário , as métricas na cadeia nunca foram tão fortes. O recente rally de preços também é uma boa notícia para aqueles que compraram a ETH no ano passado.
Preços da Ethereum atingem seu nível mais alto há mais de um ano, mas olhando para o cenário de longo prazo mostra que a ETH ainda pode estar severamente subvalorizada. A última vez que a ETH estava acima de US $ 300 foi em junho e julho de 2019 e só permaneceu lá por 18 dias.
O ano seguinte estendeu o mercado de baixa da Ethereum, derrubando os preços para uma mínima de US $ 90 durante o crash da COVID em meados de março. Desde então, subiu lentamente, ganhando 250% desde a queda.
Aqueles que compraram e mantiveram durante o boom das criptomoedas há dois anos e meio provavelmente ainda estarão no vermelho, já que a Ethereum ainda está 77% abaixo do seu nível mais alto de todos os tempos.
Endereços ETH mais lucrativos desta vez
Pesquisas recentes da IntoTheBlock lançaram alguma luz sobre a lucratividade dos endereços Ethereum quando comparados ao Bitcoin.
Usando um indicador chamado Entrada/Saída Históricas de Dinheiro (HIOM – Historical In/Out of the Money), podemos analisar as posições na cadeia com base no custo médio de um token de um determinado endereço. A pesquisa revelou que mais de 73% dos titulares da Ethereum estão agora no verde.
Camila Russo, analista da indústria de DeFi, notou em seu mais recente Boletim Defiant, comparando os valores HIOM com a última vez que a ETH estava acima de US $ 300. Naquela época, apenas 13,5 milhões de endereços estavam “in the money”, 42% a menos do que o valor atual de 31,86 milhões.
O número de endereços Ethereum de 73,24% no dinheiro foi obtido ao preço ETH de US $ 321. O número total de endereços de Bitcoin com BTC é de 30,83 milhões, de acordo com a pesquisa.
Em outras palavras, mais endereços estão ganhando dinheiro na Ethereum do que o número total de endereços que possuem Bitcoin.
As descobertas sugerem que milhões de novos endereços ETH compraram o ativo abaixo de US $ 300, e muitos deles teriam entrado abaixo de US $ 200, que é o local onde se acumula há cerca de três meses este ano.
Transações elevadas, mas a gas também
As métricas na cadeia de agora cinco anos também são as mais fortes que já existiram. O número de transações diárias na Ethereum atingiu seu nível mais alto desde janeiro de 2018. O número atingiu 1,26 milhão, no entanto, o IntoTheBlock relata que o número é um pouco maior, sendo 1,34 milhão.
A alta histórica de todas as transações diárias da Ethereum foi em 4 de janeiro de 2018, em 1,35 milhão, de acordo com os dados acima.
Em uma entrevista recente no Podcast Unchained, o co-fundador da Ethereum, Vitalik Buterin, disse que muitas dessas transações são desnecessárias e estão entupindo a rede . As competições de arbitragem e licitação DeFi adicionam várias transações ao blockchain e contribuem para o aumento das taxas Gas.
Infelizmente para aqueles que desejam usar a rede para transações menores ou operações DeFi, as taxas Gas ainda não são operáveis. Descontando os picos espúrios, a taxa média de transação está atualmente no mesmo nível que era quando a Ethereum estava sendo negociada no auge em janeiro de 2018.
O custo médio para realizar uma transação na Ethereum agora é de quase US $ 2. Essa média começou a subir quando o setor de DeFi decolou em maio. Buterin afirmou que era um produto de demanda que é bom para a Ethereum, mas gastar US $ 2 para reivindicar US $ 10, por exemplo, não é bom para a maioria de seus usuários.
A taxa de hash da Ethereum também atingiu seu nível mais alto desde novembro de 2018, chegando a 201,59 TH/s. Ainda está muito longe do pico de quase 300 TH/s em agosto de 2018.
O aumento da taxa de hash e as altas taxas de rede têm sido um bônus para os mineradores da Ethereum que estão vendo os lucros aumentarem como resultado. O analista sênior de pesquisa da Decentralpark, Elias Simos [@eliasimos], observou;
Enquanto isso, os mineradores de US $ ETH estão tendo um dia do setor, registrando os níveis mais altos de receita (em dólares) desde o terceiro trimestre de 2018. A % da receita que atualmente advém de taxas está em uma disputa própria. A média entre abril de 2018 e abril de 2019 foi de ~ 3%. Agora está chegando a 30%.
Altas taxas de rede e taxas de hash são de pouca preocupação para os detentores, e o IntoTheBlock relata que eles aumentaram mais de 10 milhões nos últimos doze meses. As métricas definem um ‘detentor’ como qualquer endereço que contenha qualquer quantidade de ETH por pelo menos um ano.
O relatório conclui com a afirmação de que a Ethereum está subvalorizada devido à alta demanda, impulsionada principalmente pela DeFi.
No geral, essas métricas na cadeia sugerem que a Ethereum está atualmente subvalorizado, pelo menos em relação à sua avaliação há um ano.
Últimos desenvolvimentos de DeFi
Após um rápido fôlego, os mercados de DeFi estão subindo novamente em termos de valor total bloqueado, que atingiu uma nova alta histórica de US $ 3,81 bilhões.
O setor de DeFi dobrou este mês em termos de TVL e não parece que estará irá desacelerar em breve. A plataforma líder Maker continua a aumentar sua participação de mercado e TVL, que agora está em US $ 1,06 bilhão como a Dai no DeFi também atinge uma nova alta de US $ 374 milhões.
A Aave é uma das maiores empresas do dia, com uma alta de 13%, elevando seu TVL para US $ 433 milhões. A Curve Finance também está em movimento, adicionando 17% ao seu valor nas últimas 24 horas, enquanto Yearn Finance também está de volta ao sabor, vendo um pump de 33% na TVL no dia.
Ampleforth, por outro lado, não está aproveitando o momento DeFi. Os preços dos tokens caíram 50% à medida que as acusações de ser um esquema de Ponzi aumentam.
O co-fundador e parceiro do fundo de hedge cripto Spartan Capital, Kelvin ‘Spartan Black’ Koh, reiterou seu aviso por pump e dump de tokens DeFi:
Avisamos sobre isso. Reflexividade corta nos dois sentidos. Você não pode ter sempre um aumento na inflação da oferta e nem uma consequência no preço. Foi assim que o protocolo foi criado.
O artigo As métricas da Ethereum sugerem que a ETH ainda está subvalorizada foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.