As criptomoedas que mais valorizaram no trimestre
O termo Bitcoin Season descreve um período no mercado de criptomoedas em que o Bitcoin se destaca em relação às outras moedas digitais. Durante tais fases, o Bitcoin costuma ter um desempenho superior ao das chamadas altcoins, que são todas as criptomoedas alternativas ao BTC.
Isso teoricamente significa que, enquanto o Bitcoin está valorizando e atraindo mais atenção, as altcoins podem não acompanhar o mesmo ritmo.
Contudo, uma nova apuração do Livecoins mostrou que algumas criptomoedas alternativas podem estar furando a teoria nos últimos 90 dias.
Em meio a Bitcoin Season de 2024, 16 altcoins superam expectativas
A principal diferença entre Bitcoin Season e Altseason é o foco do investimento e momento do mercado.
Na Bitcoin Season, por exemplo, o capital flui para o Bitcoin, reforçando sua posição dominante no mercado. Ao contrário, na Altseason, o capital se desloca para as altcoins, levando a um aumento na valorização dessas criptomoedas alternativas.
E a atual fase, medida entre maio e julho o momento do Bitcoin se destacou com 12,47% de alta, com avanços positivos no ecossistema, além do reforço de sua posição dominante.
Mesmo assim, dados do CoinMarketCap no dia 31 de julho de 2024 mostram que mesmo em meio a fase otimista do Bitcoin, algumas altcoins surpreendem com boas valorizações. Vale lembrar que várias altcoins ainda não se provaram ao longo do tempo e certamente são investimentos mais perigosos no mercado.
As três maiores valorizações foram da BRETT (+301%), MOG (+274%) e KAS (+90,90). A criptomoeda do Telegram, a Toncoin (TON) operou em alta de 34% com a popularização dos jogos em seu ecossistema. O Ethereum, por outro lado, valorizou apenas 10% e não está na lista de altcoins que superaram o BTC.
O índice do CoinMarketCap monitora em tempo real os dados dos investidores em várias corretoras, e análise apenas as 100 maiores criptomoedas em valor de mercado (market cap). Contudo, stablecoins e outras moedas como WBTC não são contabilizadas pela ferramenta.
Esses ciclos são parte integrante do mercado de criptomoedas e refletem as mudanças nas preferências e estratégias dos investidores ao longo do tempo. Caso a maior parte das altcoins superem o bitcoin, o período muda para uma altseason.
Dominância segue em alta no ano
Com 55% de dominância de mercado no final de julho de 2024, o Bitcoin mostra que segue forte no início do segundo semestre. Isso porque, desde janeiro do mesmo ano não perde os “50%” de mercado, mostrando um ciclo interessante para quem acredita nos fundamentos da moeda digital criada em 2009.
De qualquer forma, o mesmo índice também pode apresentar mudanças a depender do mercado, e indicar oportunidades em altcoins. Enquanto o momento não chega, o Bitcoin segue crescendo como tecnologia e como investimento.
Fonte: As criptomoedas que mais valorizaram no trimestre
Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.