As ações da MicroStrategy podem competir com os ETFs de Bitcoin?
A maior detentora corporativa de Bitcoin no mundo, a MicroStrategy, pode estar tentando competir com o recém-lançado grupo de ETFs de Bitcoin.
Em um webinar recente, o cofundador da empresa, Michael Saylor, disse que a empresa estava migrando para uma estratégia de desenvolvimento de Bitcoin.
A mudança poderia ser uma forma da empresa competir com investidores na área de ETFs. Mas como os dois se comparam?
MicroStrategy se tornando empresa de desenvolvimento BTC
Em seu webinar sobre os lucros do quarto trimestre, em 6 de fevereiro, Saylor disse
“Nós nos vemos como uma empresa de desenvolvimento de Bitcoin. Isso significa que faremos tudo o que pudermos para expandir a rede Bitcoin.”
Ele também disse que a empresa adquirirá mais BTC e fará tudo o que puder para beneficiar os acionistas.
O slide que Saylor estava comentando fazia uma comparação entre a MicroStrategy e os produtos à vista de Bitcoin negociados em bolsa.
Ele apresentou quatro “pontos fortes únicos” comparando a estrutura da empresa, observando que se tratava de uma empresa operacional com controle ativo sobre a estrutura de capital e sem taxas de gestão.
Comparativamente, os ETFs à vista foram operados com uma empresa fiduciária que possui controle e taxas de administração limitados.
A capacidade de desenvolver software, gerar caixa a partir de operações e alavancar os mercados de capitais foram as outras três características que a MicroStrategy possui e que faltam aos ETFs à vista.
Em 8 de fevereiro, o presidente da ETF Store, Nate Geraci, observou:
“A MicroStrategy está tentando se posicionar como uma alternativa melhor aos ETFs à vista de bitcoin”
Ele acrescentou que havia “riscos significativamente diferentes envolvidos” que não foram descritos. Ele também mencionou que as ações da MicroStrategy caíram 20% no acumulado do ano, enquanto o Bitcoin subiu 4%.
MSTR x ETFs de Bitcoin
No entanto, as ações da MSTR tiveram um bom desempenho nos últimos 12 meses, ganhando 88%. Registrando uma alta anual de US$ 685 em 2 de janeiro, mas esfriou desde então.
Porém, desde que a empresa adotou a sua estratégia Bitcoin em 2020, os preços das ações superaram os índices de ações, commodities e até os próprios mercados de criptomoedas dos EUA.
Os ETFs à vista de Bitcoin ainda estão engatinhando, sendo negociados apenas por quatro semanas. No entanto, a Grayscale adquiriu 187.000 BTC nesse período e está perto de ofuscar as participações da Microstategy de 190.000 BTC.
Espera-se que os ETFs de Bitcoin tenham um bom desempenho em 2024, à medida que o mercado de criptomoedas entra em uma fase de alta catalisada pelo halving do BTC em abril.
No entanto, isso também é uma boa notícia para a MicroStrategy, que já aumentou 41,6% em suas compras totais de BTC, de acordo com o Saylor Tracker.
O artigo As ações da MicroStrategy podem competir com os ETFs de Bitcoin? foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.