Art Can Die está usando blockchain e NFTs para revolucionar a indústria da arte
Art Can Die – agora esse é provavelmente um nome irônico para um projeto que visa dar uma nova vida à indústria da arte.
Dito isto, é reconhecidamente um nome bastante cativante que representa um ecossistema elaborado e de várias camadas que procura preencher a lacuna entre arte, artistas e massas.
Para quem está lendo sobre isso pela primeira vez, o Art Can Die é uma organização autônoma descentralizada (DAO). Ele aproveita o poder do blockchain, finanças descentralizadas (DeFi), tokenização, tokens não fungíveis (NFTs) e criptomoedas para ajudar os artistas a obter financiamento eficiente sem perder sua autonomia criativa.
Ao mesmo tempo, também promete oferecer uma plataforma segura e eficiente onde amantes da arte, entusiastas de criptomoedas e investidores podem investir em obras de arte de qualidade.
Estaremos cobrindo tudo isso e muito mais nesta revisão inicial de Art Can Die. Mas vamos primeiro dar uma olhada rápida nos problemas específicos que o projeto está tentando resolver.
Pontos que afetam o mundo da arte
A arte é hoje uma indústria multibilionária com uma avaliação global que pode oscilar entre US$ 70 bilhões e US$ 800 bilhões, dependendo do que você está disposto a aceitar como arte. É indiscutivelmente uma das indústrias mais antigas do mundo e provavelmente antecede a maioria dos instrumentos financeiros com os quais estamos familiarizados hoje.
Apesar de seu profundo impacto na sociedade humana, a indústria da arte tem sido surpreendentemente lenta em evoluir com os tempos de mudança. Ele ainda opera de uma forma arcaica que deixa muito a desejar – ainda mais se você estiver for a de uma pequena faixa no pico do espectro socioeconômico (leia-se: círculos de elite).
Alguns dos pontos problemáticos que afetam a indústria de arte convencional incluem:
- É uma indústria fortemente ilíquida.
- O acesso ao mercado de arte, em sua maioria, é limitado apenas aos círculos de elite.
- Adquirir arte é muitas vezes um processo chato que exige muita papelada.
- Existe um grande mercado negro de arte e é prejudicial ao interesse de todas as partes interessadas que respeitam as regras, incluindo artistas, colecionadores e investidores
- Custos extremamente altos de armazenamento, transporte e seguro.
- Vulnerável a roubo.
- Vulnerável à falsificação e falsificação.
- Falta de padronização na determinação dos preços.
- Total falta de diversidade.
Art Can Die para o resgate
O Art Can Die é basicamente uma empresa de produção de arte totalmente descentralizada que visa capacitar usuários de todas as origens a participar da criação, financiamento e promoção de projetos de arte promissores, sejam físicos, digitais ou ambos. O objetivo final da plataforma é garantir que –
- Os artistas podem concentrar 100% de seus esforços em peças criativas, enquanto o Art Can Die ajuda com o lado comercial das coisas (incluindo a promoção e a venda de seus trabalhos).
- Os artistas, independentemente de serem novos ou já estabelecidos, desfrutam de acesso totalmente transparente e democrático a um grupo global de investidores dispostos a investir em projetos de arte de qualidade.
- A barreira de entrada para investir em projetos de arte de qualidade é menor. Ao fazer isso, o projeto visa abrir as portas para o usuário médio de criptografia, amante da arte e investidor, para que eles possam desempenhar um papel mais assertivo em um mercado que tem sido tradicionalmente um playground quase exclusivo para as elites.
Como funciona?
Parte da missão da empresa é misturar os mundos físico e digital. Como uma organização autônoma descentralizada, o Art Can Die usa o processo de tokenização para converter arte em ativos digitais (NFTs). Isso se aplica a todas as formas de arte, incluindo pinturas, música, esculturas e filmes, para citar alguns. O DAO também implanta suas soluções proprietárias de blockchain para oferecer certificação inalterável de propriedade, armazenamento e transferência desses ativos digitais sem exigir terceiros.
A combinação de blockchain e tokenização garante que –
- Os artistas mantêm controle total sobre seu conteúdo/criação.
- Usuários e investidores mantêm total autonomia sobre seus investimentos e transações.
- O custo das transações reduz significativamente.
- As transações tornam-se seguras e transparentes. (Vale a pena notar aqui que, embora o blockchain garanta a transparência das transações, a equipe Art Can Die fará algumas exceções para acomodar melhor os usuários que preferem algum grau de anonimato.)
Esses benefícios dão aos interessados um caminho ideal para injetar mais liquidez no mercado de arte altamente ilíquido.
A comunidade Art Can Die também terá acesso a uma série de benefícios adicionais, incluindo a chance de lucrar com a negociação no mercado secundário. Além disso, a plataforma promete realizar eventos regulares onde os usuários podem ganhar recompensas consideráveis. Além disso, os usuários também podem reivindicar uma parte dos lucros da venda de obras de arte excepcionais no DAO.
Em geral, os usuários que apostam o token $DIE, o ativo local da Art Can Die, no DAO terão muitas vantagens adicionais. Mais sobre isso abaixo.
Token DIE – a moeda nativa no ecossistema Art Can Die
O token DIE é um ativo inerentemente deflacionário, uma vez que sua oferta máxima foi limitada a 21 milhões. Possui uma presença multi-chain, o que permite que o token funcione sem problemas na Binance Smart Chain (BSC), bem como na blockchain Ethereum.
O $DIE é basicamente um token de acesso e governança que permite que os titulares participem dos processos de tomada de decisão do DAO. Holers obtêm dois tipos de direitos:
- Solicitando direitos, que eles podem usar para solicitar ao DAO que organize eventos especiais de angariação de fundos.
- Direitos de consultoria, que permitem à comunidade votar nas propostas apresentadas pelo Diretor de Arte.
Os detentores também poderão negociar o token em mercados secundários assim que for listado em exchanges de criptomoedas – presumivelmente em algum momento até o final do primeiro trimestre de 2022.
O artigo Art Can Die está usando blockchain e NFTs para revolucionar a indústria da arte foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.