Companhia argentina que tem voos para o Brasil lança ‘NFTickets’ que permitem transferência de passagens aéreas

Flybondi, uma companhia aérea de baixo custo da Argentina, fechou parceria com empresa de tecnologia TravelX para usar a blockchain na emissão de passagens aéreas.

A companhia aérea de baixo custo da Argentina Flybondi anunciou na última quarta-feira (29) a venda de passagens do tipo “Ticket 3.0”. Uma modalidade de compra que possibilita a aquisição de passagens aéreas com antecedência, mas que possibilita a mudança de dados do viajante até 48 horas antes do voo. Isso porque o serviço consiste na emissão de tokens não fungíveis (NFTs) vinculados às passagens aéreas, os “NFTickets.”

A novidade, por enquanto, só vale para os 17 destinos da Flybondi dentro da Argentina. O que não inclui os destinos internacionais da companhia para o Brasil,  Florianópolis, Rio de Janeiro e São Paulo. A implantação do Ticket 3.0 aconteceu pela utilização da blockchain através de uma parceria entre a companhia aérea e a empresa de tecnologia TravelX envolvendo um investimento de US$ 7 milhões no desenvolvimento da plataforma.

Os pagamentos, no entanto, não são em criptomoedas e sim em moeda fiduciária. Já o processo inicial é praticamente o mesmo do sistema tradicional, com o passageiro recebendo um e-mail com as informações da passagem. A diferença está nas opções disponibilizadas ao acessar a plataforma da companhia, entre elas a de transferência de bilhete para outra pessoa, em até 48 horas antes do voo, sem burocracia e com um custo de 5% do valor da passagem .

“Com o Ticket 3.0 nossos passageiros terão maior agilidade e controle sobre suas viagens, pois poderão transferir, renomear ou entregar seus bilhetes de forma simples e autônoma”, disse o CEO da Flybondi. Mauricio Sana.

Em relação ao Brasil, Sana informou que “devemos acertar isso logo, pois depende da regulamentação comercial de cada país”. O executivo se referia ao fato de o artigo 11 da Resolução 138 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) proibir transferência de passagens. 

“Com ela [a tecnologia blockchain], conseguimos vender as passagens de uma forma muito mais eficiente”, afirmou o CEO da TravelX, Juan Pablo Lafosse acrescentando que a empresa já conversou com mais de 60 companhias aéreas para implementar o sistema, mas decidiu pela Flybondi para iniciar as vendas do Ticket 3.0.

Em maio do ano passado o Cointelegraph Brasil noticiou a proposta da TravelX de criação de ‘NFTickets’ para venda de passagens aéreas em blockchain na América Latina.

LEIA MAIS:

Você pode gostar...