Os ‘tokens sociais’ são o próximo grande sucesso?

Criadores e influenciadores têm uma nova maneira de monetizar seus esforços e recompensar seus leias seguidores.

Os tokens sociais – ou tokens apoiados pela reputação de um indivíduo, marca ou comunidade – estão ganhando força e alguns acreditam que podem ser o próximo grande sucesso na comunidade de criptomoedas.

Mas o que são eles, e por que artistas, músicos e influenciadores de mídia social estão correndo para tokenizar seus esforços a fim de presenteá-los ou vendê-los aos seguidores?

Os tokens sociais são um pouco diferentes do pântano de tokens de farming de liquidez no DeFi que apareceram nos últimos meses. Eles são construídos em torno de um princípio de “economia de propriedade” com a premissa de que uma comunidade será mais valiosa amanhã do que hoje.

Os criadores podem monetizar seu trabalho como um token não fungível (NFT), ou token social, e os apoiadores podem dar algo em troca para mostrar sua lealdade. Influenciadores cunham seus próprios tokens para oferecê-los como recompensas ou vendê-los para obter receita adicional.

Cooper Turley da Audius explicou nessa quinta-feira no Bankless:

“Os tokens sociais fornecem um meio não apenas de compartilhar vantagens financeiras com seu criativo favorito, mas também permitem o acesso em camadas e tokenizado com base em contribuições ativas.”

Por exemplo, a artista Laura Driskill administra um canal popular do Instagram e produz vídeos de Resposta Autônoma Sensorial do Meridiano (ASMR) para ajudar no relaxamento e no sono. Ela agora criou seu próprio token social ERC-20, chamado TINGLE, para que seus seguidores comprem em troca de interação adicional ou compra de mercadorias.

O artista vencedor do Grammy RAC, também conhecido como André Allen Anjos, acaba de anunciar um token criado com a Zora, uma plataforma para artistas, criadores e marcas criarem seus próprios mercados. O token será distribuído para assinantes de várias plataformas associadas e usado para desbloquear o acesso a várias vantagens e conteúdo exclusivo. RAC declarou:

“A criptomoeda permite que as comunidades capturem o valor que criam, em vez de serem monetizadas por plataformas preexistentes e o $ RAC é um experimento ativo que vai além desses primitivos.”

Uma startup sediada em Nova York chamada Roll deu um passo adiante ao oferecer tokens digitais da marca baseados em Ethereum, ou “dinheiro social”, para influenciadores e criadores.

Existem cerca de 160 tokens sociais oferecidos atualmente na Roll e o número está crescendo à medida em que todos, de rappers a estrelas da NBA a empreendedores, experimentam esse método mais recente de monetizar conteúdo e incentivar a lealdade da comunidade.

A economia do token varia de acordo com os objetivos do criador, mas todos eles têm uma coisa em comum: todos os participantes têm exposição financeira e participação no crescimento.

LEIA MAIS:

Você pode gostar...