Capitalização de mercado da Apple supera valor do PIB do Brasil em 2019
Gigante de tecnologia é a primeira empresa a valer US$ 1 trilhão
A Apple superou o Produto Interno Bruto brasileiro de 2019 em valor de mercado. Ao alcançar capitalização de U$1,85 trilhões em meio ao rali das Big Techs, a Apple torna-se a empresa mais valiosa da história e a primeira a valer mais de US$ 1 trilhão.
A marca Apple é uma das mais valiosas do mundo, alternando no topo com Amazon e Google.
Já pelos dados do IBGE, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2019 foi da ordem de R$ 7,3 trilhões, ou US$ 1,34 trilhões, valor quase 500 bilhões atrás do market cap da Appla, e só cresceu 1,1% no período, menor crescimento nos últimos 3 anos.
A renda per capita por habitante teve alta de apenas 0,3% em 2019, alcançando R$ 34.533 em 2019.
Imagem: G1
O faturamento das Big Techs (Apple, Amazon, Alphabet, Facebook e Microsoft) combinado totalizou US$ 900 bilhões em receitas em 2019, maior que o PIB de quatro das nações do G20.
Em comparação, os ganhos das Big Tech a tornariam o 18º maior país em PIB, à frente da Arábia Saudita e logo atrás da Holanda.
Para além do debate entre fluxo e estoque (entre PIB e valor de mercado), o valor da Apple é um recorde histórico para o S&P500, índice que agrega as 500 maiores empresas norte-americanas em capitalização de mercado.
Além disso, as ações da Apple estão sendo negociadas com tendência de sobrecompra, segundo dados da Bloomberg.
Imagem: Bloomberg
Fontes de receitas da Apple
A Apple atualmente é muito dependente das suas receitas das vendas de iPhones e acessórios. Em 2019 a Apple faturou US$ 260 bilhões, com um lucro líquido de US$ 55,2 bilhões, segundo dados compilados pela Statista. Sua fonte de receita é composta por:
– 54,7% em vendas do iPhone.
– 17,8% dos serviços Apple Pay, Music e Tv.
– 9,9% vendas de computadores Mac.
– 8,2% vendas de iPads
– 9,4% vendas de demais dispositivos: Apple Watch, AirPods, etc.
As Américas são a região que compreende maior fatia da receita da Big Tech, 45%, seguidos pela Europa (23%). A China sozinha é responsável por 17% da receita da empresa.
Embora não tenha sido divulgados os números exatos do faturamento da divisão AirPod, segundo análises da Visual Capitalist, a expectativa de faturamento foi entre US$ 6 a 12 bilhões em 2019.
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