Apple proíbe uso do ChatGPT por funcionários temendo vazamento de dados
Um documento interno da gigante da tecnologia disse que, enquanto desenvolve sua própria tecnologia de IA, o uso de chatbots de IA externos por parte dos funcionários será restrito.
A gigante da Big Tech, Apple, restringiu o uso do popular chatbot de inteligência artificial (IA) ChatGPT na empresa por medo de que seus dados sensíveis possam ser comprometidos.
Uma reportagem do The Wall Street Journal revelou que um documento interno para os funcionários da Apple proibiu o uso do ChatGPT, apoiado pela Microsoft, e ferramentas de IA similares enquanto a empresa estava desenvolvendo sua própria tecnologia de IA.
Ela também mencionou uma restrição à ferramenta de IA Copilot do GitHub, um aplicativo de propriedade da Microsoft que automatiza a escrita de código de software.
O Cointelegraph entrou em contato com a Apple para obter mais comentários.
Esta proibição interna ocorre após o aplicativo ChatGPT estrear para iOS na loja de aplicativos da Apple em 18 de maio.
O novo aplicativo está atualmente disponível para usuários de iPhone e iPad nos Estados Unidos, mas pretende se expandir para países adicionais “nas próximas semanas”, juntamente com uma versão para Android chegando “em breve”.
Junto com a Apple, outras grandes empresas restringiram o uso interno do ChatGPT. Em 2 de maio, a Samsung enviou um memorando aos funcionários proibindo o uso de ferramentas de IA gerativas como o ChatGPT.
No caso da Samsung, a política seguiu um incidente de pessoal da Samsung carregando um “código sensível” para a plataforma.
A Samsung disse aos funcionários que usam tais aplicativos em dispositivos pessoais para não carregar nenhuma informação da empresa ou poderiam enfrentar “ação disciplinar até e incluindo o término do emprego”.
Além da Samsung e da Apple, empresas incluindo JPMorgan, Bank of America, Goldman Sachs e Citigroup também proibiram o uso interno de ferramentas de IA gerativas como o ChatGPT.
Muitas empresas que proíbem o uso de chatbots de IA por funcionários também estão no processo de criação de seus próprios aplicativos. No início de maio, o CEO da Apple, Time Cook, disse que a empresa planeja “entrelaçar” a IA em seus produtos”
VEJA MAIS: