Apesar da “maior notícia do ano” da NYSE para o Bitcoin, os mercados cripto despencaram num piscar de olhos
Os mercados de cripto sofreram uma queda vertiginosa hoje, 4 de agosto, com o Bitcoin (BTC) perdendo quase US $ 500 nas seis horas anteriores a este texto e cair abaixo de US $ 7.000, e todas as dez principais criptomoedas por valor de mercado no vermelho, como mostram os dados da Coin360.
Visualização do mercado da Coin360
O Bitcoin (BTC) está sendo negociado em torno de US $ 7.028 no momento, tendo perdido quase US $ 500 no dia para despencar a um preço que não é visto desde 17 de julho. O cryptocurrency líder registrou uma baixa diária de US $ 6980, com alguns analistas de cripto observando hoje que $ 6.800 se tornou seu nível de suporte crítico de curto prazo. A perda percentual de preço do Bitcoin no dia está próxima de 7%, com uma perda semanal de cerca de 15% e ganhos mensais reduzidos a apenas 5%.
Gráfico de preços de 7 dias do Bitcoin. Fonte: Bitcoin Price Index da Cointelegraph
O Ethereum (ETH) tem visto uma queda acentuadamente menos pronunciada em seu gráfico diário, perdendo pouco mais de 2 por cento ao longo de um período de 24 horas para pressionar o tempo para negociar em torno de US $ 404. A fortuna da altcoin foi frágil a maior parte da semana, tendo visto perdas irregulares desde 29 de julho, quando o ativo ainda estava sendo negociado a até US $ 470. Na semana, o Ethereum caiu mais de 13%, com perdas mensais de quase 15%.
Gráfico de preços de 7 dias da Ethereum. Fonte: Ethereum Price Index da Cointelegraph
Nas listagens da CoinMarketCap, nenhuma das dez principais criptomoedas está no verde no momento.
Com um impacto ainda maior do que o Bitcoin, o Stellar (XLM) e o IOTA (MIOTA) registraram perdas de até 9% e 10%, respectivamente, no mesmo dia. No momento deste texto o Stellar está sendo negociado em torno de US $ 0,24 e o IOTA em torno de US $ 0,84.
Entre as vinte maiores moedas em capitalização de mercado, a Ethereum Classic (ETC) é a principal alternativa, com alta de quase 9% no período de 24 horas e negociada em cerca de US $ 16 até o momento. Os sólidos ganhos da altcoin começaram no final de agosto, provavelmente devido à notícia da iminente listagem do ativo em uma grande casa de câmbio cripto e fornecedora de carteira cripto dos EUA Coinbase a partir do dia 7 de agosto. Desde sua alta, a moeda foi negociada lateralmente na maior parte de hoje, aparentemente imunizada. as maiores perdas nos mercados de cripto mais amplos.
Gráfico de preços de 24 horas do Ethereum Classic. Fonte: CoinMarketCap
A capitalização total do mercado de todas as criptomoedas caiu para cerca de US $ 253 bilhões –– mais de US $ 13 bilhões perdidos nas seis horas anteriores a este texto e surpreendentes US $ 50 bilhões abaixo do aumento de 26 de julho para US $ 303,7 bilhões.
Gráfico de um dia da capitalização de mercado total de todas as criptomoedas da CoinMarketCap
A queda dos mercados hoje contrasta com as principais notícias de ontem de que a Intercontinental Exchange (ICE) –– a operadora de 23 principais bolsas globais, incluindo a Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE) –– planeja criar um ecossistema global para ativos digitais cobrir o espectro de mercados regulamentados federalmente e armazenagem para as necessidades dos comerciantes e consumidores.
Além disso, a ICE planeja lançar contratos futuros de BTC entregues fisicamente em novembro, distintos daqueles atualmente oferecidos na CME e na CBOE que, em última instância, são liquidados em fiat.
Empresas como a Starbucks e a Microsoft estão a bordo para o novo empreendimento, apelidado de “Bakkt”, que começará oferecendo a conversão Bitcoin-fiduciário para os consumidores comprarem produtos de uso diário com cripto.
O lançamento de Bakkt pela ICE levou Brian Kelly, da CNBC, a sugerir que este é “o maior noticiário do ano da Bitcoin”, defendendo que agora é um bom ponto de entrada para os investidores antes da iminente institucionalização da crypto.
Fonte: Cointelegraph