Antonopoulos diz que traders de futuros de Bitcoin com liquidação em dinheiro enfrentam ‘buraco negro’

Andreas Antonopoulos, educador do Bitcoin, diz que, embora os mercados de futuros possam realmente prejudicar o preço da moeda, as participações são diferentes do que você imagina.

O educador do Bitcoin (BTC) Andreas Antonopoulos diz que, embora os mercados de futuros possam realmente prejudicar o preço da criptomoeda, como isso acontece é diferente do que você imagina.

Em uma entrevista no dia 27 de novembro para o YouTuber “Ivan on Tech”, Antonopoulos argumentou contra o cerne dos medos comuns sobre o impacto adverso nos preços que o mercado de futuros de Bitcoin tem sobre os preços à vista.

Ele sugeriu que são os especuladores – e não os HODLers – que realmente têm algo a temer.

Não é conspiração: “é o trabalho do Tesouro”

Os futuros de Bitcoin liquidados em dinheiro – que são negociados desde dezembro de 2017 na Chicago Mercantile Exchange (CME) e na Chicago Board of Exchange (CBOE) – atraíram consistentemente suspeitas de traders e analistas, com muitos alegando que o preço do Bitcoin é vulnerável à manipulação antes dos acordos contratuais.

Anontonpolous iniciou a discussão admitindo que esses medos provavelmente são verdadeiros:

“Sabemos de fato que quando a bolha do Bitcoin começou a crescer muito rápido em 2017, o Tesouro dos EUA decidiu acelerar o procedimento de lançamento dos mercados de futuros para tentar impedir essa bolha. Muitas pessoas veem isso como conspiração, mas se você olhar para a atribuição de instituições como o Tesouro, esse é o trabalho deles na verdade.”

A supressão de preço, afirmou ele, não é uma questão de conspiração, é uma abordagem baseada no mercado para permitir que aqueles que não acreditam em criptomoedas tomem uma posição contrária com o shorting.

É claro que isso prejudicou o preço, ele disse – mas também reduz a volatilidade.

Um mercado composto apenas por crentes positivos – ou pelo menos aqueles dispostos a segurar a moeda em si – será muito “unilateral”, observou ele. “Não é realmente um mercado com liquidez total nos dois lados do balcão”.

Ironicamente, os detratores que antes denunciavam a volatilidade agora estão condenando a “manipulação” dos futuros, ele brincou.

Risco ilimitado

É importante ressaltar, disse Antonopoulos, que os críticos de futuros geralmente ignoram os stakings reais em operações de criptomoeda liquidadas em dinheiro.

É algo “bastante perigoso de ser fazer shorts nus liquidados em dinheiro com uma criptomoeda”, porque quando você pega Bitcoin emprestado como parte de um short, sua responsabilidade – ou seu risco potencial – é ilimitada:

“Se eles [investidores institucionais] enfrentassem uma situação de uma nova bolha do Bitcoin e continuassem a tomar uma posição contrária ao mercado, estariam jogando fiduciário num buraco negro”.

Conforme relatado, a plataforma Bakkt, de propriedade da Intercontinental Exchange (ICE) confirmou recentemente o lançamento de um contrato de futuros de Bitcoin (BTg) com liquidação em dinheiro.

O novo produto será liquidado com base nos dados do contrato mensal de futuros existentes de Bakkt Bitcoin (USD) da Bakkt – um produto pioneiro que foi o primeiro a dar exposição direta à criptomoeda subjacente aos traders de futuros.

Você pode gostar...