Expectativa toma conta dos investidores brasileiros do mercado de criptomoedas

Entre os dias 22 e 24 de outubro, o medo cedeu espaço para a expectativa no mercado cripto brasileiro

Na última semana, os investidores brasileiros do mercado de criptomoedas foram tomados pelo sentimento de expectativa, ligado ao preço do Bitcoin (BTC). Após um pico durante o domingo (22), parte da expectativa cedeu espaço para o medo. Ontem (23), no gráfico diário, o medo cedeu boa parte do seu domínio à expectativa dentro do mercado cripto brasileiro.

Os dados são do Emotional Climate Reports (ECR), que é uma plataforma da Delta Analytics que verifica os sentimentos do mercado, e são oferecidos pela LatAm Intersect ao Cointelegraph Brasil. A plataforma mostra que o sentimento de expectativa, que chegou a ser demonstrado por 51% dos investidores brasileiros na média semanal, seguiu as movimentações do BTC e dos possíveis desdobramentos nos preços das altcoins. 

Notícias indicando uma expansão de preço do Bitcoin, seguida de valorizações de criptoativos como Solana (SOL), Ethereum (ETH) e Dogecoin (DOGE) conduziram as expectativas do mercado brasileiro.

Média semanal de variação de sentimentos. Imagem: Emotional Climate Reports

Mesmo com o ligeiro crescimento do medo entre os dias 22 e 24 de outubro, ele representou apenas 18,2% dos investidores brasileiros que investem em ativos digitais. O sentimento foi abastecido pela apreensão que investidores demonstraram em relação ao suporte em US$ 26.500.

A surpresa se manteve estável, com a média semanal variando entre 20% e 25% entre 18 e 24 de outubro. A desistência da Comissão de Valores Mobiliários (SEC, na sigla em inglês) em processar executivos da Ripple e a possibilidade de não haver um novo aumento na taxa de juros dos EUA foram os eventos responsáveis por surpreender os investidores, aponta o ECR.

Forte variação em dois dias

No gráfico que avalia movimentações diárias, metade dos investidores estava tomada por medo, e a outra metade estava na expectativa de uma notícia positiva no dia 22 de outubro. Os sentimentos se distanciaram na segunda-feira, quando o iShares Bitcoin Trust, ETF de Bitcoin solicitado à SEC pela BlackRock, foi listado na Depository Trust & Clearing Corporation (DTCC). 

A DTCC é a casa de compensações da Nasdaq. A listagem na instituição é um procedimento comum quando um ETF será oferecido ao mercado, apontou Eric Balchunas, analista de ETF da Bloomberg, através do X (antigo Twitter) na segunda-feira. A notícia aumentou ainda mais as expectativas em torno da aprovação do ETF da BlackRock e, consequentemente, de uma mudança nos rumos do mercado cripto.

Variação diária dos sentimentos. Imagem: Emotional Climate Reports

Nesta terça-feira, a expectativa atingiu 75% no gráfico diário, enquanto o medo representa apenas 16,7% dos investidores brasileiros. Outro sentimento que exibiu movimentação significativa foi a surpresa, que cresceu 8,3% entre 22 e 24 de outubro.

Leia mais:

Você pode gostar...