Aneel propõe que Âmbar aceite plano da área técnica para assumir Amazonas Energia
A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) formou maioria nesta terça-feira (1) para decidir sobre a transferência de controle societário da distribuidora Amazonas Energia para a Âmbar, aprovando uma proposta de que a empresa da holding J&F, da família Batista, aceite o plano colocado pela área técnica do regulador para assumir a concessionária.
O processo, que terminou empatado após uma reunião extraordinária realizada na última sexta-feira (27) por força de decisão judicial, teve discussão reaberta nesta terça-feira, quando o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, decidiu mudar seu voto.
LEIA MAIS: Com dívida “impagável” e o maior furto de energia do país, Amazonas Energia abre o jogo
Segundo a Aneel, a Âmbar tem 24 horas para aceitar ou não proposta colocada pelo regulador, que reduz pela metade os custos bilionários que serão arcados pelos consumidores de energia de todo o país no processo de recuperação econômico-financeira e operacional da distribuidora amazonense.
Se aceitar, a Âmbar deve renunciar à ação judicial em curso, na qual pede a assunção da Amazonas de acordo nos termos de um plano apresentado em junho, e ao direito de continuar discutindo tema na Justiça.