Novo relatório da AnChain mostra que DApps são pouco utilizados e maior parte dos seus usuários são robôs

Novo relatório da empresa de análise de Blockchains divulgou que a maior parte dos usuários dos aplicativos descentralizados da rede EOS são robôs

A adoção em massa de aplicativos descentralizados (DApps) parece ainda estar longe de acontecer. Um novo relatório da empresa de análise de blochains AnChain divulgou que a maior parte dos usuários dos DApps da rede EOS são robôs.

A grande maioria dos DApps está lutando para consolidar uma base de usuários. Um dos grandes casos de uso dos DApps são as exchanges descentralizadas. Estas ainda sofrem grandes problemas como falta de liquidez, pouca experiência de usuário e alta latência.

Outro grande uso de DApps são os jogos de azar. Porém, a maioria destes jogos não oferece um valor mais atraente do que um aplicativo de smartphone comum, e os DApps de jogos não têm uma razão convincente o suficiente para que os usuários realizem as etapas adicionais necessárias para jogar. 

O mais famoso DApp lançado foi o CryptoKitties. Através do aplicativo, usuários podem adquirir gatos digitais pagando em criptomoedas. O produto pode ter sido popular no início, mas o mercado em torno de felinos colecionáveis descentralizados rapidamente desapareceu.

O relatório da AnChain parece trazer mais preocupações para o mercado. De acordo o texto divulgado pela empresa de segurança em blockchain, a maioria das tímidas estatísticas produzidas pelos DApps não possuem pessoas reais no controle das ações.

A AnChain utiliza inteligência artificial para detectar quaisquer atividades suspeitas entre DApps e para monitorar transações. A empresa de inteligência analisou “milhões de transações” dos 10 maiores aplicativos de apostas da rede EOS.

Os DApps de jogos no EOS representam a maior parte do volume de transações, representando cerca de 65% da rede.

No primeiro trimestre de 2019, os bots representavam 51% das contas únicas e mais de 75% das transações. O relatório complementa:

“Em outras palavras, todos os dias, o equivalente à US$ 6 milhões em volume de transações é impulsionada por bots.”

EOS é o blockchain com o maior número de volume em transações de DApps. A rede movimenta US$ 480 milhões em volume de transações semanais.

A rede Etherum ainda possuiu mais DApps do que qualquer outra plataforma. O único problema é que a maioria deles tem baixa ou nenhuma adoção. Segundo dados da dappradar.com (https://dappradar.com/rankings/protocol/ethereum), em 11 de fevereiro de 2019, 93% dos DApps da rede Ethereum realizaram zero transações. 

A utilização de bots para aumentar os estatísticas de adoção parecem estar se tornando uma grande ferramenta de marketing para novas plataformas. Segundo o último ranking de criptomoedas chinês, divulgado pelo Cointelegraph, a plataforma EOS figura em primeiro lugar.

Isto se deve principalmente ao fato do grande número de usuários de DApps que o EOS apresenta. Mas agora, com o novo relatório da AnChain, podemos ver que a adoção de DApps ainda está longe de acontecer.

Você pode gostar...