Analistas avisam que a ‘ressaca cripto’ pode persistir na AMD

Antes do lançamento do relatório 4T 2018 da AMD, alguns analistas prevêem que uma “ressaca cripto” ainda pode estar afetando as receitas da empresa.

Antes do lançamento do relatório do quarto trimestre da Advanced Micro Devices (AMD) para 2018, os analistas afirmam que a empresa ainda pode estar enfrentando problemas devido a uma “crise crónica”, informou o site de notícias de negócios MarketWatch em 25 de janeiro. A empresa deve divulgar o relatório após o fechamento dos mercados na próxima terça-feira.

O analista financeiro da Susquehanna, Christopher Rolland, teria dito que a AMD gerenciou as expectativas bem, mas os preços de varejo mais baixos das unidades de processamento gráfico (GPU) ainda podem causar problemas. A popular GPU Radeon RX580 da AMD, que tem sido amplamente usada por mineradores de criptomoedas, foi vendido recentemente por US$ 180, uma queda de 67% em relação a um preço médio de US$ 550 em fevereiro de 2018. Matthew Ramsay, analista da Cowen disse ao MarketWatch:

“Após um confuso 3T que viu um impacto material dos desafios de liquidações de curto prazo de GPUs, acreditamos que os impactos de estoques poderiam demorar para começar por anos, e modelar o primeiro trimestre de 2019 um pouco abaixo do consenso.”

Após o lançamento dos resultados do terceiro trimestre do ano passado, a CEO da AMD, Lisa Su, afirmou: “As vendas de processadores para servidores e clientes aumentaram significativamente, embora as vendas de canais gráficos tenham sido menores no trimestre. Esperamos que leve alguns trimestres para voltar completamente ao normal.”

O mercado de baixa do ano passado também teve um efeito adverso sobre a Nvidia, produtora de GPUs de Taiwan. A redução da lucratividade na indústria de criptomoedas devido aos baixos preços levou a um desaparecimento nas vendas relacionadas à criptomoeda. No 4º trimestre de 2018, a empresa experimentou uma venda massiva de suas ações, reduzindo o preço das ações em 54% e tornando-a a pior performance do S&P 500.

Você pode gostar...