Analista destaca que Bitcoin pode chegar a US$ 80 mil e analisa a primeira rolagem de contratos futuros do BITO, ETF de Bitcoin dos EUA
O fechamento da semana foi um dos mais importantes para a história recente da industria de ETFs de Bitcoin (BTC) dos EUA já que foi marcada pela primeira vez que o ProShares Bitcoin Strategy ETF (BITO) encerrou a rolagem de seus contratos futuros
O fechamento da semana foi um dos mais importantes para a história recente da industria de ETFs de Bitcoin (BTC) dos EUA já que foi marcada pela primeira vez que o ProShares Bitcoin Strategy ETF (BITO) encerrou a rolagem de seus contratos futuros.
O fato ocorreu em 28 de outubro, um dia antes da data de vencimento e, com aponta analise da Passfólio, compartilhada com o Cointelegraph, o fato, visto com certa apreensão, não enfrentou problemas de liquidez.
“No entanto, por causa do contango, o custo de rolagem anual pode chegar a 11%. O Contango descreve uma situação em que o preço futuro é superior ao preço à vista de um determinado ativo”, destacou a empresa.
Este custo de rolamento aumenta as despesas operacionais. A taxa de administração da BITO, por exemplo, é de 0,95%.
“Se considerarmos esse número aproximadamente igual à taxa de despesa, veremos que é mais do que o dobro da taxa de despesas média em todos os fundos mútuos e ETFs, mas é menor do que a taxa dos fundos negociados em bolsa de bitcoin globalmente (1,39%). Quer o consideremos uma proporção aceitável ou não, é importante considerar que este custo pode prejudicar o desempenho do BITO e de outros ETFs – mesmo os pontuais – no futuro”, aponta.
A Passfólio destaca ainda que o Bitcoin encerrou outubro com ganhos mensais de 40%. No entanto, os ganhos também vieram com a volatilidade e o preço caiu para quase $ 58.000 em 27 de outubro, apenas para se recuperar para um primeiro fechamento mensal acima de $ 60.000.
Na mesma linha o preço das ações da BITO acompanhou a volatilidade e mudou de acordo com o preço do bitcoin.
No momento em que este artigo foi escrito, a BITO estava postando um ganho semanal (25 a 31 de outubro) de 2,23% desde que começou a ser negociada, contra 0,7% para o bitcoin no mesmo período. Essa diferença se deve ao movimento do preço do bitcoin no fim de semana.
O que esperar para esta semana
Segundo a Passfólio, um ponto a ser observado são os novos modelos de ETF bitcoin a serem aprovados pela SEC.
“O ETF de futuros de VanEck já entrou em vigor – ou seja, está pronto para ser lançado – mas a empresa ainda não o listou, o que pode refletir a preocupação em lançar mais ETFs com os mesmos recursos. No entanto, o espaço para inovação pode ser limitado”, afirma.
Recentemente, Valkyrie foi convidado a retirar seu pedido de um fundo de bitcoin alavancado. O fundo iria apenas alavancar sua posição em 1,25x, mas a SEC considerou que isso poderia representar um risco muito grande, mesmo para investidores sofisticados.
No entanto, dois pedidos de ETFs inversos – ou seja, ETFs que operam curtos – ainda estão em análise e podemos ver a aprovação nos próximos dias.
O sentimento sobre o preço do bitcoin ainda é de alta. A recente corrida de preços não tentou os detentores de longo prazo a vender e a quantidade de bitcoins retidas ou perdidas; atingiu a maior alta em 9 meses de 7.216.114.195 BTC.
“Em termos técnicos, de ciclo de mercado e em cadeia, continuamos a acreditar que a próxima grande área de dificuldade para o BTC não chegará até que nos aproximemos de $ 85.000 – $ 90.000”, finaliza
LEIA MAIS