Analisando o impacto de uma cruz de ouro no preço do Bitcoin
Um cruzamento de alta entre as médias móveis de 50 e 200 dias acabou de acontecer, também conhecida como cruz de ouro. Embora isso seja considerado um sinal de alta, o histórico do movimento do preços em casos semelhantes do passado indica que a tendência que sucede essa cruz pode ir nas qualquer direção.
O trader conhecido @Cryptowat_ch postou um gráfico do BTC que mostra uma cruz de ouro no período diário. Além disso, ele ressaltou as duas cruzes de ouro anteriores e o movimento de preços que as sucedeu.
Mesmo que a cruz de ouro anterior tenha falhado, ele acredita que isso é comum e não é motivo para acreditar em uma baixa:
O BTC está se aproximando rapidamente de sua segunda cruz de ouro de 2020 – cruzamento da média móvel de 50 acima da média móvel de 200 dias (SMA). A cruz de ouro do ano passado resultou em um movimento de mais de 160% de ganho. Após a tentativa falsa, em fevereiro, o BTC terá sorte na segunda vez?
Neste artigo, veremos o movimento dos preços durante / após as cruzes douradas anteriores para determinar o que acontecerá desta vez.
Correção anterior
Após a alta de 2013, o preço iniciou uma correção de longo prazo que durou até janeiro de 2015. Entre essas duas datas, uma cruz de ouro ocorreu em julho de 2014. No entanto, o preço caiu pouco depois e continuou seu movimento de queda até janeiro de 2015. Durante esse período período de 186 dias, o preço caiu 75%.
Posteriormente, ocorreram duas cruzes de ouro de forma muito rápida, em julho e outubro de 2015. Após a primeira, o preço caiu 30% no período de 32 dias. No entanto, após a cruz de outubro, o preço aumentou rapidamente, dobrando em apenas 10 dias.
O que vale a pena notar sobre a cruz de outubro é que ela iniciou uma tendência de alta de mais de dois anos que acabou levando ao preço mais alto atingido em dezembro de 2017.
Portanto, houve três cruzamentos de ouro entre as máximas atingidos em dezembro de 2013 e 2017. Enquanto dois deles levaram a movimentos descendentes, o terceiro foi o catalisador de uma tendência ascendente de mais de dois anos.
Correção atual
Desde a máxima de 2017, houve mais três cruzamentos de ouro no período diário, incluindo o atual:
O primeiro ocorreu em abril de 2019. Depois disso, o preço iniciou um movimento ascendente que fez com que aumentasse 210% em 65 dias.
Os outros dois são muito semelhantes aos de 2015 abordados na seção anterior. Eles ocorreram de maneira rápida, um após o outro, o primeiro em fevereiro e o segundo em maio de 2020. Após o cruzamento de fevereiro, o preço caiu 62% em 24 dias.
Ainda está para ser visto o que ocorre após a cruz atual. Se o preço seguir o padrão estabelecido após as sucessivas cruzamentos de ouro em 2015, começará uma tendência ascendente de longo prazo.
Comparação & Conclusão
O tempo entre os dois cruzamentos é muito semelhante, sendo 90 e 83 dias, respectivamente. No entanto, como observamos na seção anterior, o preço caiu 60% no movimento atual e apenas 30% no movimento de 2015.
Portanto, embora exista uma semelhança entre os períodos dessas duas cruzes de ouro, o movimento que antecede / segue as cruzes de ouro ao longo do histórico de preços do Bitcoin não é consistente o suficiente para fazer uma previsão para o futuro movimento baseado apenas nessa ocorrência.
Dito isto, se o mesmo padrão estabelecido em 2015 se concretizar desta vez, o BTC já iniciou uma tendência ascendente que continuará por mais de dois anos.
O artigo Analisando o impacto de uma cruz de ouro no preço do Bitcoin foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.